O secretário de Trânsito, cabo J. Ribamar, esclarece sobre fiscalização no aeroporto de Imperatriz |
Em audiência
pública realizada nesta quinta-feira (14) na Câmara Municipal, o secretário de
Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar
esclareceu sobre a regulamentação estacionamento de veículos e o trabalho de
fiscalização na área do aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz.
Ele observou que
antes da regulamentação e da privatização do estacionamento, o serviço de
fiscalização de trânsito já vinha sendo feito normalmente pelos agentes de
trânsito em toda extensão da Avenida Moacyr Spósito Ribeiro, via de acesso ao
aeroporto de Imperatriz. “É obvio que não era com tanta frequência, mas já
tínhamos esse trabalho de fiscalização”, garante.
Dois outros
setores dispõem de fiscalização permanente na área do trânsito: terminal
rodoviário governador Jackson Lago, no Jardim São Luís, e na Avenida João de
Deus Fiquene, a Beira Rio. “Temos recebido várias solicitações da comunidade
para que esse serviço de fiscalização também seja feito pela manhã na Avenida
Beira Rio”, contou.
O secretário J.
Ribamar compreende que o ideal, se fosse possível, era expandir o serviço de
fiscalização de trânsito levando-o para todos os bairros de Imperatriz,
evitando dessa forma irregularidades nas vias urbanas da cidade. “A
fiscalização é o instrumento necessário para manutenção da ordem”, diz ele, ao
frisar que a atividade está prevista [por resolução] no Código de Trânsito
Brasileiro (CTB).
Segundo ele, o
impasse é por conta da limitação de espaço físico para estacionamento de
veículos no espaço público, de competência da Empresa Brasileira de
Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
“Não quero
questionar a capacidade, e nem a forma de fazer, mas a Infraero tem sua
independência administrativa, mas o fato é que, tínhamos um espaço natural, de
uso de todos, e de repente passa a cobrar pelo estacionamento, percebo que
existe uma resistência, fato natural, porém entendo que é possível se verificar
uma tolerância maior (gratuita) no estacionamento privado”, sugeriu. [Gil Carvalho – ASCOM]
Fotos: Fábio
Barbosa