O PSDB é um dos mais antigos partidos políticos em atuação contínua em Imperatriz. O diretório de Imperatriz foi fundado no final dos anos 1980 tão logo a legenda, que surgiu de uma dissidência do PMDB, fora nacionalmente formalizada. Na cidade o partido já elegeu vários vereadores e proporcionou a um dos seus fundadores no Maranhão, o médico Sebastião Madeira, quatro mandatos de federal e dois de prefeito.
Em âmbito municipal, o partido conta com dois vereadores: o professor Zesiel Ribeiro e a vereadora Terezinha Soares. Em nível estadual, o partido lançou na última eleição o senador Roberto Rocha como candidato a governador e conseguiu formar uma boa chapa proporcional, contudo apenas o deputado Wellington do Curso obteve êxito. Ele que, já era deputado estadual, conseguiu a reeleição. O partido não foi bem na chapa de federal.

Nome tido até então como certo para voltar à Câmara Federal, o ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira não conseguiu se eleger, mas isso, conforme o próprio Madeira, já é uma situação superada tanto que, ao contrário do que chegou a ser especulado, a confraternização anual foi mantida conseguindo reunir no salão de eventos da Loja Maçônica D. Pedro I um grande número de filiados e simpatizantes de Imperatriz e região.

“Eleição a gente perde e a gente ganha. Faz parte do jogo democrático. O partido segue sua trajetória participando continuamente da vida da cidade e da região”, destacou Madeira.

Para a presidente municipal do PSDB, professora Miriam Ribeiro, ao reunir aquele grande número de filiados e simpatizantes o partido prova que continua sendo uma importante força político/partidária na região. “Também demonstra o prestígio do líder maior da legenda nesta região, Sebastião Madeira”.

Na última eleição municipal, o PSDB não lançou candidato a prefeito vindo a apoiar a candidatura do empresário Ribinha Cunha (PSC), o que pode ser diferente em 2020 quando o partido deve lançar candidatura própria. Nesse propósito, com o indicativo de que Madeira não será candidato, se movimenta o empresário do ramo gráfico Richardson Lima, que já reuniu a família, um grupo de amigos e comunicou sua intenção e agora faz um trabalho de convencimento no interior do partido para mostrar a viabilidade de seu projeto.