1/16/2019

May sofre a maior derrota de um premiê britânico em um século



DO MEIO
A política britânica entrou em caos, ontem, quando a premiê Theresa May sofreu a maior derrota jamais imposta a um primeiro-ministro na Câmara dos Comuns em tempos modernos. Foram 432 votos contra seu plano para condução do Brexit, e 202 a favor.

May esperava criar uma alfândega sem tarifas de importação com a União Europeia na Irlanda, facilitando assim a manutenção de uma fronteira aberta com a Irlanda do Norte, e oferecendo uma saída para empresas que precisam da relação com a UE e queiram permanecer no Reino Unido. A última vez em que um governo sofrera uma derrota deste porte — e foi menor — ocorreu em 1924. Dado o descompasso da premiê com o resto dos parlamentares, entra em pauta hoje o voto de desconfiança contra o gabinete pedido pelo líder da oposição, Jeremy Corbyn. Corbyn, que levou o Partido Trabalhista para além da centro-esquerda, afastando-se da tradição liberal inaugurada por Tony Blair, por enquanto não tem apoio o suficiente para conseguir.

O voto provavelmente forçaria a convocação de novas eleições. Mas May enfrenta também uma pesada oposição interna, em seu próprio Partido Conservador, onde a direita espera um Brexit mais rígido. Ela pode ir à União Europeia tentar costurar um novo acordo, mas as chances são pequenas. Tampouco é pequeno o número de parlamentares, em ambos os partidos, que gostaria de convocar um novo plebiscito, pedindo que o povo britânico confirme o desejo de deixar a União. Tudo pode acontecer, mas há um prazo: em 29 de março, o Reino Unido deixará a União Europeia. Se não houver acordo, será o fim abrupto e absoluto da relação.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...