Senador Roberto Rocha com os executivos da Suzano
“Nós só vamos gerar emprego para as pessoas no momento em  que a gente tiver oportunidade de ter negócios. Quando você tem crescimento econômico também cresce a arrecadação tributária do município, Estado e União. E assim tem-se o emprego de um lado e renda do outro”, declarou o senador Roberto Rocha, que nesta sexta-feira, 15, a convite da Suzano Celulose, apresentou a um grupo de executivos da empresa o projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão-Zema.
Dada a repercussão e importância do projeto, o senador tem sido convidado pela direção de vários grupos econômicos do Brasil e até do exterior para apresentá-lo. O senador já tem convite para expor o projeto ao Grupo Tramotina, no Rio Grande do Sul, e também convites para ir à China, Tailândia e Estados Unidos. 

O Projeto de Lei do senador maranhense objetiva transformar e dinamizar a economia do Estado e entre outros benefícios vai permitir que empresas nacionais e internacionais recebam incentivos econômicos para se instalar na Ilha de São Luís, com a perspectiva de geração de empregos para os maranhenses.
Roberto Rocha aponta Hong Kong e Singapura como cidades portuárias do mundo que se tornaram grandes potências econômicas com implantação de projetos como a Zema.

O parlamentar, que estava acompanhado do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, reconhecido como um dos responsáveis pela instalação da planta industrial da Suzano, assessores e pelos empresários Richardson Lima, Miriam Ribeiro, foi recebido na empresa pelo diretor de relações e gestão legal da Suzano (São Paulo), Pablo Machado,  Rafael Luchini, gerente de relações parlamentares, e ainda pelo gerente executivo da unidade industrial de Imperatriz, José Wilhelms Ventura.

Números - Antes da apresentação do projeto de criação da Zema, os executivos da Suzano, ao senador e comitiva foram dados detalhes sobre o funcionamento e os impactos da planta industrial da Suzano de Imperatriz, a partir da abertura da fábrica em dezembro de 2013, que possibilitou o crescimento do Produto Interno Bruto e a consolidação de Imperatriz na segunda posição no Estado no volume de exportações. 

“Somos hoje a maior empresa do agronegócio do Brasil”, informou o executivo José Ventura, ao ressaltar a recente fusão da Suzano com o grupo Fibria. A partir dessa fusão a empresa se consolidou como líder lobal na produção de celulose de eucalipto. Tornando-se ainda uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. Nessa nova fase, a Suzano opera com uma produção de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e de 1,4 milhão de toneladas de papel por ano.

O grupo conta hoje com 38 mil funcionários distribuídos  em nove Estados. “Exportamos para 80 países e estamos presentes na vida de dois bilhões de pessoas  no mundo. Somos uma empresa global”, ressaltou o diretor de relações legais, Pablo Machado, que elogiou a disposição do senador de ir até a empresa apresentar o seu projeto.
“Nós estamos aqui trazendo o prestígio do mandato de senador para junto ao Governo Federal ajudar esse empreendimento e também contribuir com atração de outros empreendimentos para o Maranhão. Acho que isso é tarefa de todos nós que trabalhamos em defesa do povo maranhense”, declarou o senador.

Aos executivos da Suzano, Roberto Rocha informou que a Zema vai oportunizar o surgimento no Estado, a partir do Porto do Itaqui , de diversas empresas voltadas para o comércio exterior e que, ao contrário do que muita gente imagina, não abrirá nenhum tipo de concorrência com a Zona Franca de Manaus. São, conforme o senador, mecanismos totalmente diferentes.

Sobre o fomento ao crescimento e ao desenvolvimento econômico do Estado,  Roberto Rocha acentuou ser importante que “a gente possa ser uma espécie de embaixador do Maranhão para o mundo”, referindo-se à luta para gerar um ambiente para atrair novos negócios, novas indústrias como a Suzano, “uma grande empresa, a maior do Planeta”. 

“A Zema tem potencial para dinamizar nossa economia, estimular a vocação produtora do Maranhão, alavancar a economia regional do Centro-Norte e reduzir as desigualdades regionais”, ressaltou o senador.

A vinda do senador Roberto Rocha para apresentar o projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão aos diretores da Suzano possibilitou a realização de audiências sobre assuntos importantes para a região. O parlamentar desembarcou em Imperatriz ainda na quinta-feira, 14, no início da tarde, onde cumpriu uma vasta agenda.