12/26/2019

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS: CACHOEIRO, UM RIACHO PERMANENTEMENTE AMEAÇADO



Riacho abastece 60% da população da cidade

A secretária de meio ambiente do município de São Raimundo das   Mangabeiras -Joanice Costa-  tem esperança  que o principal Riacho do município volte a ser caudaloso e a  ter força de antes. Ela conta que protocolou no Governo Federal   anos atrás um minucioso projeto de revitalização daquele curso d`água de 29 quilômetros, mas nunca recebeu resposta positiva. A secretária deixa claro o que precisa ser feito, mas não conta com os recursos e os meios necessários

A preocupação da secretária com o futuro do Cachoeiro não é à toa. Ao longo dos seus 29 quilômetros somam-se 156 chácaras o que acaba gerando detritos despejados diretamente no riacho.  Além disso já houve a perda de 72% da sua vegetação ciliar. Amostras foram coletadas recentemente e em alguns setores, conforme a secretária, a água já é imprópria para o consumo humano.
Joanice Costa-Secretária do Meio Ambiente

A certeza é a de que se não for feito um poderoso trabalho de revitalização o Riacho tende a desaparecer.

As agressões ao Cachoeiro, que mata a sede de 60% dos mangabeirenses e que pode determinar seu fim, são visíveis. Faltam consciência ambiental e também um trabalho de fiscalização mais eficaz por parte dos órgãos ambientais para punir as presentes e evitar agressões futuras. 

Constata-se que se não for feita- o quanto antes possível-  uma força tarefa envolvendo a sociedade civil, e os órgãos ambientais- dos governos  estadual e federal-   para salvá-lo o preço a ser pago pela população vai ser muito alto.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...