5/23/2023

FUNDADA A ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE JOÃO LISBO

Ato solene foi sábado, 20, e contou com a presença da presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, Jucy Santana

João Lisboa- Os objetivos de uma academia de letras, entre outros, são a promoção e preservação da língua, literatura e cultura de uma determinada cidade ou região. Além disso, o incentivo a leitura também faz parte do portfólio de suas atividades. Com esse objetivo, a de Imperatriz, por exemplo, realiza uma das maiores feiras literárias do País. Elas são geralmente compostas por escritores, poetas, críticos literários e outros estudiosos da literatura. A de João Lisboa é mais abrangente ainda pois acolhe entre seus membros, músicos, artesãos e artistas plásticos.

“A Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa, já nasce grande. Ela nasce forte para João Lisboa, o Maranhão e o Brasil” destaca o presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) Raimundo Trajano Neto, membro correspondente daquela academia. Trajano representou a AIL no ato que marcou a criação e posse dos membros do mais novo sodalício maranhense.

O ato solene da fundação  foi na noite de sábado,20, no ginásio  da Praça de Esportes da cidade Nova e reuniu, além dos acadêmicos empossados, e da  sociedade Joaolisboense , figuras exponenciais da literatura maranhense, entre elas , a presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, a escritora Jucy Santana, o secretário geral da entidade César Brito, o presidente da Academia Imperatrizense de Letras Trajano Neto e ainda dirigentes das academias de letras de Viana, Grajaú, Itapecuru e Presidente Vargas.

O Sodalício será presidido pela professora, escritora e pesquisadora Natividade Rodrigues, e estatutariamente passa a se chamar " Casa de Sálvio Dino ", uma homenagem ao literato e político, fundador de academias, entre elas a de Imperatriz, onde era titular da cadeira 02 que tem como patrono Parsondas de Carvalho. Salvio Dino morreu em 2020 em decorrência de complicações provocadas pela covid-19  

A Casa de Sálvio Dino, segundo Jucy Santana, é quarta academia de letras fundada em 2023. “Com a de João Lisboa chegamos a 44 academias de letras no Maranhão. E isso nos enche de orgulho.  Como já fora dito, a de João Lisboa já nasce grande e muito contribuirá para o desenvolvimento da cultura maranhense” ressaltou a escritora.


A presidente da mais nova agremiação literária do Maranhão Natividade Rodrigues declarou que o sodalício joalisboense nasce grande, contudo maior ainda é a responsabilidade da “Casa de Sálvio Dino” na divulgação da literatura maranhense, sobretudo dos autores da região. “Temos muito trabalho pela frente” concluiu.

 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...