Muita
gente ainda depende do transporte público em Imperatriz. São estudantes,
funcionários do comércio e informais que gastam grande parte do que ganham com
o transporte público, que nem deveria ser chamado de público porque é um
serviço tarifado. Trata-se de um público diferente do mototáxi, taxi, e do
transporte por aplicativo, que praticam um preço muito maior do que o do ônibus
coletivo, e que todos os dias faz uso dessa modalidade de transporte na cidade
A
dependência por transporte público nas médias e grandes cidades ainda é muito
grande e sempre que há um aumento na tarifa, por menor que seja, explodem as
reclamações. Em 2013 na maior capital do Brasil, São Paulo, um aumento de 0,20
na tarifa gerou uma onda de protestos com ecos até os dias de hoje.
Naquela ocasião voltou a se discutir a implantação da tarifa zero, uma proposta
que faz do transporte público coletivo um serviço subsidiado, e verdadeiramente
público.
A
tarifa zero no transporte público de passageiro não é algo impossível. Já
existe em alguns países, e no Brasil o tema, segundo reportagem recente
publicada pela Folha de São Paulo, deve pontuar a pauta dos candidatos nas
próximas eleições municipais nos pequenos, médios e grandes centros.