10/15/2023

Por um Tribunal Penal Internacional do Clima: O grande desafio das mudanças climáticas

O nosso planeta está enfrentando um desafio sem precedentes, um desafio que afeta a todos nós, independentemente de onde vivemos, de nossa idade ou de nossa situação social. Estamos falando das mudanças climáticas, um problema global que está intimamente ligado ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, portanto são mudanças que, infelizmente, têm a influência da mão humana. 

Vivemos tempos difíceis, ambientalmente falando, e sem boas perspectivas. A única certeza que temos é que isso precisa de um freio.

A ciência tem alertado, ou melhor, gritado,  que as emissões de gases de efeito estufa são um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo e como isso está afetando o mundo em que vivemos.

A gente ouve muito falar em efeito estufa na TV, blogs, podcast, revistas cientificas, mas o que são gases de efeito estufa?

O que são gases de efeito estufa? Os cientistas explicam que estes gases estão presentes na atmosfera que têm a capacidade de reter o calor do sol, criando uma espécie de "cobertor" que mantém a temperatura da Terra em um nível adequado para a vida. Alguns dos principais gases de efeito estufa incluem o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Nesse aspecto, funcionariam como uma espécie de cobertor. Sabe qual o problema, e quando ele começa?

O problema começa quando a atividade humana libera grandes quantidades desses gases na atmosfera. A principal fonte de emissões de CO2 é a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, para energia e transporte. O desmatamento e a agricultura também contribuem para as emissões de gases de efeito estufa, liberando carbono armazenado em árvores e solo.

Ao longo das últimas décadas, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram significativamente devido ao crescimento da população, à industrialização e ao aumento da demanda por energia e produtos agrícolas. Como resultado, segundo a ciência, concentração desses gases na atmosfera atingiu níveis nunca vistos nos últimos milênios e tem desencadeado uma série de mudanças climáticas em todo o mundo. Estas mudanças incluem:

Aquecimento global:  que é o aumento da temperatura média da Terra, levando a ondas de calor mais intensas, derretimento das calotas de gelo e elevação do nível do mar.

Mudanças nos padrões de precipitação: Alterações nos padrões de chuva e seca, afetando a disponibilidade de água doce e a agricultura.

Eventos climáticos extremos: Aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como furacões, enchentes e incêndios florestais.

Perda de biodiversidade: Mudanças no ambiente afetam a distribuição e a sobrevivência de espécies, levando à perda de biodiversidade.

Impacto na saúde humana: As mudanças climáticas podem afetar a saúde das pessoas, aumentando o risco de doenças relacionadas ao calor, alergias e doenças transmitidas por vetores.

A urgência de agir

Diante dessas ameaças, a ação para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar as mudanças climáticas é mais urgente do que nunca. Governos, empresas e indivíduos têm um papel a desempenhar na redução das emissões, na transição para fontes de energia limpa, na preservação de florestas e na adoção de práticas sustentáveis.

Além disso, a conscientização e a educação desempenham um papel fundamental. Quanto mais as pessoas entenderem a gravidade das mudanças climáticas e seu impacto em nossas vidas, mais provável será que tomemos medidas para mitigar o problema.

Em resumo, o aumento das emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas resultantes representam um dos maiores desafios ambientais de nosso tempo. No entanto, com ação global, cooperação e inovação, podemos enfrentar esse desafio e trabalhar juntos para criar um futuro mais sustentável e saudável para as gerações futuras.

Ainda há quem não acredite em todas essas evidências o que torna a situação mais complicada ainda. Seria o caso de se criar o Tribunal Penal do Clima (TPC) para sancionar as nações que não criarem mecanismos legais/educacionais que mude a rota em que se encontra hoje o Planeta Terra.

Se nada for feito, os sentenciados seremos nós,  os seres vivos , que corremos o risco de extinção. 

 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...