
Na região tocantina dois municípios estão sendo governados pelos presidentes das Câmaras. Em Vila Nova dos Martírios, e em Amarante, os vencedores do pleito disputaram a eleição mesmo sabendo dos riscos de serem impugnados e terem a votação anuladas. Em Vila Nova, com oito contas rejeitadas, João Pinto, que venceu por uma margem muito pequena o prefeito Vá Batista, que disputava a reeleição, teve os votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em Amarante, o vencedor da eleição, o bem quisto médico Gildásio Ribeiro, ex-prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, também disputou "sub judice." Problemas do tempo em que foi prefeito de Fortaleza. Contas rejieitadas para ser mais exato.
"Os gildaistas" que aguardavam que uma decisão do TRE legitimasse sua eleição se frustraram. O TRE acabou decidindo por uma nova eleição. Obviamente que o doutor Gildásio não participará, deve indicar a mulher. De acordo com a decisão a eleição em Amarante será dia Primeiro de Março.
Aquela mesma corte ainda não decidiu a data da eleição de Vila Nova. Lá,a tendência é de João Pinto, apresentar o filho Welington Pinto, como candidato.