3/03/2010

Deputados defendem ponto de equilíbrio no novo Código Florestal



A audiência pública realizada ontem, em Imperatriz, da Comissão Especial destinada a proferir relatório sobre alterações no Código Florestal Brasileiro reuniu lideranças, prefeitos, autoridades e organizações não-governamentais de todo o Maranhão.

A audiência atraiu "gente do agronegócio e também ambientlistas. No ínicio, os tradicionais gritos de guerra e farpas verbais entre as duas vertentes, depois as discussões entraram em "ritmo de cruzeiro" e nesse ritmo a audiência foi até o final. Foram mais de quatro horas de debates.

(Conceição Amorim-movimentos sociais)


Os prefeitos da região também participaram do encontro entre os quais Sebastião Madeira (IMmperatriz) e Deoclides Macedo (Porto Franco).

O prefeito de Impratriz Sebastião Madeira foi um dos primeiros a se pronunciar. reconheceu a complexidade e importância do tema e, assim como os membros da comissão, defende que ao final dessas audiências surja um relatório que não prejudique o meio ambiente, nem quem produz.

Sob a coordenação do deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), participaram da reunião os deputados Moacir Michelleto (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial e Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator da proposta.

O deputado maranhense Carlos Brandão disse que "é necessário preservar o meio ambiente, mas também produzir para alimentar as pessoas". O tucano assinalou que as audiências públicas realizadas nos Estados têm o objetivo de debater a realidade de cada região.



"Vamos ouvir os representantes de todas as partes envolvidas na questão e tentar atender às demandas", adiantou ele.

Aldo Rebelo informou que já ouviu agricultores, políticos e ambientalistas em mais de 30 audiências públicas e já está analisando vários pontos complexos como a estadualização da legislação. O relator acredita que é necessário equilibrar o código florestal para que ele não impeça o crescimento das regiões.

“A legislação ambiental brasileira é muito rigorosa com os agricultores, que têm dificuldades para cumpri-la. Aldo disse que muitas pessoas do campo não compreendem essa legislação e, por vezes, acabam sendo "expulsas" para a cidade”, explicou.

Segundo Moacir Micheletto (PMDB-PR), presidente da comissão, a ideia é que o relatório final com o parecer sobre o projeto fique pronto até o final deste mês e passe na Câmara e no Senado até o fim de abril.

Participaram também da reunião os deputados Roberto Rocha (PSDB-MA), Ribamar Alves (PSB-MA) e Bene Camacho (PTB-MA). Os prefeitos de Imperatriz, Sebastião Madeira, de Açailândia, Ildemar Gonçalves e de Porto Franco, Deoclides Macedo também prestigiaram o evento.

Brandão adiantou ainda que o Maranhão sediará outras duas importantes audiências públicas. A primeira é sobre a instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose na região Tocantina e a outra é o levar o debate da Reforma Tributária ao Estado.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...