6/14/2010

Mídia Nacional repercute greve de fome de Domingos Dutra

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) completa na tarde desta segunda-feira (14) 72 horas de greve de fome dentro da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato do parlamentar é uma reivindicação pela anulação da decisão do diretório nacional do PT, que definiu que, no Maranhão, a legenda fecharia apoio à reeleição de Roseana Sarney (PMDB), em vez do PCdoB, do deputado Flávio Dino, como queria o diretório estadual.



Dutra está acompanhado do fundador do PT no Maranhão, Manoel da Conceição. Ambos têm dormido em colchões improvisados dentro do plenário da Câmara. Os dois apenas bebem água e água de coco e têm recebido visita de familiares e de médicos da Casa.

“Só vamos suspender [a greve de fome] até a Justiça se pronunciar”, disse Dutra. “Aqui é o meu lugar [no plenário], é onde trabalho. É o meu santuário. Se eu morrer é culpa de Sarney, filho da ditadura. È melhor correr o risco de morrer e todo mundo vendo do que morrer de angústia no silêncio”, afirmou.

Os advogados do parlamentar só devem entrar na justiça contra a decisão do PT entre hoje e quarta-feira (16) e, enquanto isso, os deputados prometem continuar sem comer, apesar do apelo da esposa e dos cinco filhos. Dutra continua em contato com o mundo externo pelo acesso à internet em seu computador pessoal, por telefone e por meios de seus assessores.

“Além da coligação com [deputado federal] Flávio Dino [do PCdoB] para governador, sugerimos candidatura própria ou ainda que o PT não apoiasse nenhum candidato ao governo”, destacou Dutra, que só sai candidato à reeleição se o partido revogar sua decisão no Estado que ele representa.

Ontem, durante a convenção nacional do PT, foram distribuídos panfletos sobre a reivindicação dos dois petistas explicando a situação deles. “Estamos cansados de derrotar Sarney no Maranhão, e ele mudar e sair vitorioso no tapetão de Brasília (...)”, diz o texto.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...