6/14/2010

Vedado preços diferenciados nas compras a dinheiro e no cartão de crédito: MP ameaça processar quem desobedecer norma

(Sandro Bíscaro)


Em Imperatriz é comum empresas, principalmente postos de combustíveis, cobrarem preços diferenciados nas compras, consideradas á vista, em dinheiro ou no cartão de crédito.

Alguns consumidores mais conscientes, ao se depararem com esse tipo de situação, costumam reclamar e às vezes até desistem da compra; outros, engolem o abuso sem dizer nada.

Sustentado nas normas contidas na Constituição Federal, bem como no Código de Defesa do Consumidor e, em recentes julgados do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Segunda Promotoria Civil da Comarca de Imperatriz, que tem como titular o promotor Sandro Pofahl Bíscaro, divulga recomendação 01/2010 com qual pretende disciplinar na cidade essa relação dos prestadores de serviço e do comércio em geral com o consumidor.

Na recomendação o Ministério Público diz que é “ vedado fixar preços diferenciados entre pagamentos em dinheiro e cartão de crédito ( na função débito ou crédito/parcela única), quando ambas as modalidades forem disponibilizadas ao consumidor.

No documento, o promotor Sandro Bíscaro, assinala que o não atendimento ao que preceitua a mencionada recomendação por parte das empresas ensejará a propositura de ação civil pública para obrigação de fazer, ressarcimento de danos morais coletivos, bem como em autuação por parte do Procom, estadual ou municipal.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...