Numa reunião que durou mais de duas horas na tarde desta quarta-feira o prefeito Sebastião Madeira e a direção do Sindicato dos Profissionais em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (Stei) deram um passo importante para que um acordo seja celebrado e os professores, que estão com salário em dia, retornem à sala de aula.
O encontro foi intermediado pelo vice-presidente da Câmara vereador Alberto Souza depois de uma visita do sindicato à Câmara Municipal. Participaram dessa rodada de conversa, além do prefeito, o secretário de Governo Hudso Alves, o vereador Alberto Sousa e o secretário de educação Zeziel Ribeiro.
A proposta apresentada pelo prefeito ao final da reunião motivou a direção do Stei a levá-la para a apreciação da base, o que deve ocorrer nas próximas horas.
Dos 6% originariamente apresentado pelos negociadores da Prefeitura, Daniel Sousa (Ouvidor) e Gilson Ramalho (Procurador), Madeira apresentou uma proposta que no conjunto chegará a 8%. O vale alimentação também será majorado .
Para o prefeito é o máximo, com muita dificuldade, que a Prefeitura neste momento de queda de receita pode suportar.
Tratou-se de um encontro amistoso. Frente a frente com os professores o prefeito Madeira relatou, com números, a realidade financeira do município e a incapacidade temporária de atender o pedido de reajuste de 25% feita pela categoria ressaltando a dificuldade financeira encontrada, este ano, pela Prefeitura para financiar a educação municipal.
Entre outras revelações Madeira disse que este ano já teve de tirar "dinheiro do tesouro" para cobrir compromissos com a educação.
O prefeito disse, depois da reunião, que espera que os professores aceitem a proposta e voltem imediatamente para a sala de aula. "Acredito que o bom senso vai prevalecer"disse.