1/01/2011

Pesquisa mostra perfil do consumidor de Imperatriz. Maioria é motivado pela necessidade. 21% promoções e apenas 7% pela propaganda

Fonte: O Progresso

Pesquisa sobre o perfil de consumo da população de Imperatriz foi realizada na segunda quinzena de outubro de 2010, pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), tendo a participação direta dos acadêmicos do segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto períodos do curso de Ciências Econômicas e coordenada pelos docentes Claudio Marcos, Dorgival Pinheiro e Fernando Babilônia.

A pesquisa apresentou dados importantes sobre o comportamento e expectativas dos consumidores da cidade de Imperatriz. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 500 pessoas, que foram entrevistadas em vários pontos da cidade, utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95%.

O objetivo foi de levantar informações sobre expectativas de consumo, momento da economia de Imperatriz, pretensão de consumo da população, formas de pagamento mais usadas entre outras informações.

O Resultado da Pesquisa

Com relação à pesquisa obtiveram-se os seguintes resultados: 82,0% dos entrevistados possuem renda de um a quatro salários, sendo que 41,0% são empregados com carteira assinada. Quando indagados sobre o momento atual da economia de Imperatriz, 36,0% disseram que o momento atual é bom, e para os próximos seis meses este percentual sobe para 50,0%.

Outra informação relevante levantada diz respeito ao grau de endividamento dos consumidores de Imperatriz, onde 56,0% disseram que possuem algum financiamento no momento, destes 31,0% correspondem a automóveis e 27,0% motos.

47,0% responderam que pretendem comprar algo no momento atual, sendo que os produtos que obtiveram maior destaque foram os automóveis, motos e imóveis com 24,0%, 17,0% e 23,0% respectivamente.

Já para os próximos seis meses o percentual de pessoas que pretende comprar algo sobe para 54,0%, tendo novamente destaque os automóveis, motos e imóveis com os percentuais de 16,0%, 27,0% e 15% respectivamente.

Observou-se também que quando os consumidores decidem comprar algo, 47,0% decidem pela compra à prazo e 46,0% disseram que, o que levam em conta no ato da compra é o valor da prestação e não a taxa de juros que pagarão.

Quando questionado sobre quais fatores influenciam na compra, 7,0% dos consumidores disseram ser a propaganda, 21,0% as promoções e 57,0% a necessidade.

Portanto, observa-se que há uma predominância de consumidores das classes D (2 a 4 salários mínimos) e E (0 até 2 salários mínimos) em Imperatriz.

Observa-se também, que a expectativa dos consumidores de Imperatriz relativo à economia, tanto para o momento atual quanto para os próximos seis meses é otimista, sendo que para os próximos seis meses há uma pequena vantagem.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...