3/18/2011

Justiça manda soltar policiais presos desde 2009

Por Fernando Porfírio

( Do Conjur)

Dois policiais militares acusados de matar e decapitar dois jovens e de participar de um grupo de extermínio conhecido como Os Highlanders foram absolvidos por júri popular. O sargento Jorge Kazuo Takiguti e o soldado João Bernardo da Silva devem deixar o Presídio Militar Romão Gomes, onde estão presos há 785 dias.

A morte das vítimas, Roberth Sandro Campos Gomes, o Maranhão, e Roberto Aparecido Ferreira, o Bebê, aconteceu em maio de 2008. A sentença foi proferida no final da noite desta quinta-feira (17/3) pelo juiz da Vara do Júri de Itapecerica da Serra, Antonio Augusto Galvão Hristov. O Ministério Público vai recorrer da sentença.
O grupo de extermínio, de acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público, atuava na periferia da zona sul e na região metropolitana de São Paulo. Nove policiais militares acusados de integrar Os Highlanders eram membros da Força Tática – uma tropa de elite – criada no 37º Batalhão da Polícia Militar.

O grupo é suspeito de doze mortes e se caracterizava pelo modo de agir: uso de armas brancas (facas e espadas) e decapitação. O nome surgiu em alusão ao filme estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery na década de 80, no qual os guerreiros cortavam a cabeça de seus inimigos. Segundo a acusação, a cabeça e as mãos eram cortadas para dificultar a identificação das vítimas.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...