O promotor de Justiça do meio ambiente Jadilson Cirqueira, disse agora a pouco , na abertura do I Seminário de resíduos Sólidos Urbanos da Mesoregião da Região Tocantina, que a Prefeitura de Imperatriz , ao organizar esse encontro, mais uma vez assume a vanguarda de uma discussão que hoje toma conta não só do Brasil, mas do mundo inteiro: o destino do lixo urbano O encontro, hoje e amanhã, tem como palco o Palácio do Comércio.
O seminário foi aberto na parte da manhã. Pela sua importância recebeu cerca de 600 inscrições. Vieram caravanas de toda a região e até dos Estados do Pará e do Tocantins.
O evento trouxe a Imperatriz além de agentes públicos vinculados ao meio ambiente, especialistas da Bahia, e Brasília.
O prefeito Madeira, não participou da abertura. Ele se encontra em São Luis num encontro de prefeitos. Foi representado pelo secretário de Planejamento Urbano e meio ambiente Eneas Nunes Rocha . Madeira confirmou participação no encerramento do evento, na tarde desta sexta-feira.
Público alvo
O 1 º Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos da Mesorregião da Região Tocantina contará com a presença de secretários de Estado, prefeitos municipais, secretários de meio ambiente, assessores técnicos, profissionais liberais, movimentos sociais estudantes e a comunidade em geral.
Programação da manhã
“Panorama dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e a Política Nacional de Resíduos Sólidos” foi a primeira palestra de hoje. . A palestra foi proferida por Francisco das Chagas Nascimento, presidente do Comitê Nacional de Inclusão Social Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis.
Já às 11h50 aconteceu a palestra “Planos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”, com a palestrante Sandra Alves Teixeira, engenheira sanitarista e consultora do Governo do Estado da Bahia (Sedur).
Programação da tarde desta quinta-feira
Já das 14h às 14h50 será ministrada a palestra “Lixo, economia e inclusão social” com Jaime Conrado de Oliveira, coordenador da Cáritas Brasileira Regional do Maranhão, setor de Desenvolvimento Social Sustentável de Economia Solidária, mestre em Economia Agrícola, pela