4/28/2011

Audiência Pública para discutir saúde municipal nesta manhã: Avanços no sistema de saúde animam secretária


 A secretaria de Saúde Conceição Madeira e sua equipe participam nesta manhã, na Câmara Municipal, de uma audiência pública onde será discutida a questão do sistema de saúde da cidade que há muito deixou de ser local "para ser regional" e cujo maior problema hoje reside no financiamento.

Em entrevista ontem à tarde a secretária  demonstrou otimismo quanto à audiência.  Para ela há muito problemas mas a nesse setor a gestão Madeira já acumula inúmeros avanços.

 “Estamos trabalhando com afinco no sentido de que a saúde pública de Imperatriz seja a melhor do Maranhão, temos a certeza de que melhoramos muito, mas temos a consciência de que podemos avançar ainda mais” disse Conceição Madeira.

O número de atendimentos continua crescendo, mas o número de pacientes que atestam a qualidade do serviço prestado supera, em muito, os dos que reclamam do atendimento a informação é do diretor Geral do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), Alison Mota.

Para o diretor, a opinião contrária sobre os atendimentos deve-se à repercussão maior dada aos casos negativos. “As vezes, o que ganha destaque na mídia são somente os casos de alguém que, por um ou outro motivo, ficou insatisfeito, mas o número de satisfeitos é infinitamente maior do que o contrário”, explicou Alison.

Atendimentos

Um dos maiores problemas enfrentados pelo Socorrão é o excesso de atendimentos realizados no local diariamente. No ano passado o hospital registrou o recorde de 157.417 atendimentos. Segundo dados da direção do local, pelo menos 50% dos pacientes internados no hospital não moram em Imperatriz. Entre eles, já foram internados, por exemplo, pessoas de Belém (PA) e do estado de Roraima.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no entanto, tem se mantido ativa no sentido de melhorar os serviços. Uma das medidas adotadas foi à criação das Unidades Mistas, onde é possível realizar procedimentos que, na maioria das vezes, são levados para o Municipal. Já funcionam desta forma os postos de saúde Milton Lopes, na Nova Imperatriz, e o da Vila Cafeteira. A expectativa é que essas unidades desafoguem o Socorrão, mantendo a qualidade dos atendimentos.

Traçar Metas


O presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo, da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Rildo de Oliveira Amaral, disse que o objetivo da audiência pública é traçar metas para melhorar a saúde pública de Imperatriz, segundo ele, os números mostram uma aumento na procura de atendimento e superlotação nas unidades de saúde, principalmente no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.

 “Essa situação acontece devido ao grande número de pacientes de outros municípios das regiões sudoeste do Maranhão, do norte do Tocantins e do sul do Pará”, disse.
Rildo Amaral explica que, de acordo com levantamento, constatou-se que mais de quarenta por cento dos atendimentos no hospital Socorrão é de pacientes de outros municípios ou estados. “A comunidade imperatrizense paga um preço alto em razão desse problema, pois os valores sobre os pacientes atendidos de outros municípios deveriam ser agregados à Prefeitura de Imperatriz”, avalia.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...