(FOTOS AÉREAS- INDYANARA LEMOS )
A Faculdade Santa Terezinha, por meio do Departamento de Ciências Econômicas e do Centro de Pesquisas Econômicas e Gestão, disponibiliza livreto com dados da pesquisa sobre o comportamento dos consumidores da cidade. A informação é do professor Fernando Babilônia coordenador do Curso de Economia daquela instituição.
O documento é rico em informações e na avaliação de Babilônia, propicia aos setores de comércio e industria a possibilidade de um melhor planejamento de suas ações.
Na parte conclusiva da pesquisas constatou-se que na cidade há uma predominância de consumidores das classes D ( 2 a 4 salários mínimos) e E (0 até 2 mínimos).
A pesquisa mostra ainda que a expectativa dos consumidores de Imperatriz relativa à economia, tanto para o momento atual quanto para os próximos seis ou 12 meses é otimista.
No que se refere ás pretensões de compra notou-se um destaque para os automóveis, motos, e imóveis.
Nas compras, mostrou a pesquisa, o consumidor da cidade não se atém ás taxas de juros, preferindo levar em consideração o valor da prestação, ou seja, quer saber mesmo é se cabe no orçamento.
Um dado curioso da pesquisa refere-se à forma de pagamento majoritariamente pelo imperatrizense : enquanto nos grandes centros um número crescente de consumidores preferem ir às compras com cartão de crédito ou débito, em Imperatriz o consumidor (51%) preferem realizar suas transações com dinheiro vivo. A forma menos utilizada é a do boleto bancário.