6/14/2011

Geração de empregos é um dos atrativos do momento econômico de Imperatriz



Novas empresas chegam, outras ampliam seus investimentos na cidade
Shoppings, edifícios, indústrias, ampliação do aeroporto, construção de rodoviária e vários outros investimentos vêm aportando em Imperatriz no decorrer dos últimos dois anos. Mas a chegada destas empresas não é o único fator que comprova o crescimento econômico do município, a ampliação dos investimentos já existentes também faz parte do roteiro do progresso que atua na cidade.

O empresário Manoel Marcone Marques, dono da Tok Bolsas, é exemplo dessa realidade. Ele está ampliando sua principal loja, de 180m² para 1000m². Segundo ele, a localização de Imperatriz e os incentivos oferecidos são os maiores aliados de quem deseja investir na cidade.

“Daqui você vai para Teresina, que é pertinho. Vai para Belém, que também é pertinho. São Luis é pertinho. Palmas também. Geograficamente Imperatriz está centralizada. Essas empresas que estão vindo para Imperatriz não estão vindo por acaso. Eles estão vindo para Imperatriz porque sabem que aqui há um potencial e tem um incentivo muito grande”, argumentou Marcone.

Para a população, a chegada de novas empresas e a ampliação das já existentes significa empregos. Somente este ano, a unidade de Imperatriz do Sistema Nacional de Emprego (SINE) já empregou mais de 600 pessoas. 

Durante todo o ano de 2010 foram mais de 1,4 mil empregos. No final do ano passado, o grupo Mateus inaugurou a maior loja de toda a sua franquia na cidade, gerando mais 350 novos empregos. Na última semana foi a vez do Atacadão, empresa do grupo Carrefour, inaugurar sua unidade que emprega mais 250 trabalhadores.

A chegada destas empresas também representa ganho para os consumidores. A concorrência reduz preços, aumenta a qualidade de produtos e serviços e dá opções aos compradores. Imperatriz possui dois shoppings centers em construção, sendo que um deve ser inaugurado ainda neste mês.

Quem também aportou de vez na cidade foram as concessionárias.  A cidade já possui uma revendedora autorizada de cada uma das maiores marcas de veículos que atuam no país, como a Ford, Volkswagem e Toyota. Recentemente, o presidente da Kia Motors, José Luis Gandini, esteve em Imperatriz para comemorar o sucesso alcançado pela marca no município. A empresa chegou à cidade há menos de um ano. À época, Gandini falou sobre o momento econômico por que passa a cidade, destacando que Imperatriz “é uma cidade que tem futuro no Brasil, porque é uma economia que está crescendo”.

Expoente

Vista como principal expoente do momento econômico vivido por Imperatriz, a Suzano Papel e Celulose já prepara a mão-de-obra que será usada pela fábrica. A idéia é usar ao máximo possível a população local no processo da indústria. Para este fim, dois programas de capacitação estão sendo desenvolvidos.

Um deles é desenvolvido em parceria com o Senai da Bahia e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O total de 320 alunos foi inscrito, por meio de processo seletivo, no curso que vai preparar profissionais para a produção de celulose.

O outro programa é o Capacitar, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Estado. Neste processo, foram oferecidas 5,6 mil vagas para profissionais que, após o curso, devem trabalhar na empresa, nas áreas de construção civil e montagem industrial.
A Prefeitura tem feito sua parte, garante  prefeito Madeira.

Desde que as empresas cumpram com sua parte, seguindo todo o protocolo para viabilizar seus negócios, a Prefeitura na nossa gestão, também facilita eliminando todo e qualquer tipo de burocracia. Hoje (ontem), por exemplo, recebemos um dos diretores da Coca-Cola que precisava de um documento para viabilizar uma espécie de licença perante o Governo Federal para auxiliar na instalação na unidade industrial de Imperatriz..  Estando dentro da lei não há qualquer obstáculo”  desatacou o prefeito Sebastião Madeira.

O prefeito ressaltou que sua gestão não tem medido esforços para garantir  a implantação de todas as empresas que se interessam  em estabelecer plantas comerciais ou industriais em Imperatriz. 
“Aprovamos com a Câmara Municipal uma Lei com uma série de benefícios para as empresas que optarem por investir em solo Imperatrizense.  Também tomamos a iniciativa de, quando necessário, irmos pessoalmente até aos capitães dessas empresas convencê-los das   nossas potencialidades” destacou o prefeito lembrando que fez isso indo a São Paulo conversar com os diretores da Suzano no momento em que a cidade disputava com Porto Franco a planta da empresa.

Para o prefeito Madeira  a posição geográfica da cidade  facilita e tem ajudado a atrair esse conjunto de empresas para nossa cidade. Tudo isso, assinala o prefeito,  somado ao apoio da Prefeitura e do Governo do Estado tem  transformado Imperatriz  na bola da vez no quesito desenvolvimento.

 “ Só temos a agradecer a todas essas empresas que ao apostarem  no potencial da nossa cidade  aqui se estabelecem geram emprego, renda e divisas  vindo a contribuir  diretamente para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente” concluiu  o prefeito.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...