Aos poucos as margens da Belém Brasília, na extensão do município de Imperatriz, começa a ser ocupada por empresas de médio e grande porte. Mateus e Atacadão iniciaram recentemente suas atividades na beirada da rodovia e fizeram aumentar a intensidade do tráfego de veículos; situação que deve piorar quando for inaugurada a nova fábrica da Coca-Cola, no Maranhão.
Some-se às grandes empresas os condomínios, nos dois sentidos, que estão sendo erguidos. Em apenas um deles, detrás do Posto Raio de Sol, são três mil novas unidades residenciais financiadas pelo Programa Minha Casa minha vida. No futuro , não muito distante, mais um batalhão de gente indo e voltando de carro, moto bicicleta a pé, mais risco de acidentes, mais risco de mortes.
Em setembro do ano que vem será a inauguração do Imperial Shopping, o que vai implicar em mais movimento na cada vez mais estreita e ocupada, Belém/Brasília.
Tudo isso aumenta a necessidade imediata da duplicação da BR-010. O projeto, de autoria do deputado federal Davi Jr, já existe ( veja abaixo a animação) , e nele já foram gastos mais de um milhão de reais.
Também já foi feita a maquete de como ficaria duplicação da BR, da Barreira da PM, até as imediações da Lagoa Verde.
Um mega projeto orçado em R$ 200 mil reais que aguarda a liberação dos recursos pelo Governo Federal. Uma luta que necessita do apoio de toda a classe política do Maranhão para que saia do papel e ajude ainda mais a cidade a se projetar para o futuro.
A Duplicação da BR, uma luta que deve ser encampada não só pela classe política, mas por toda a cidade.
Duplicação, já?
Veja animação.