10/12/2011

Fama discute empreendedorismo e desenvolvimento econômico


Prefeito Madeira foi um dos palestrantes do curso oferecido pela universidade

O crescimento econômico de Imperatriz continua chamando atenção dos mais diversos setores da cidade. 

Na noite da última segunda-feira (10), foi a vez da Faculdade Atenas Maranhense (Fama) discutir a expansão deste setor, com ênfase no empreendedorismo. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Administração de Empresas participaram de evento sobre empreendedorismo e puderam ouvir do próprio prefeito, Sebastião Madeira, o caminho promissor que a cidade vem percorrendo.

O evento foi organizado pela coordenação do Curso de Administração de empresas, por intermédio da disciplina empreendedorismo ministrada  pelo professor e economista Alfredo Vagner Machado.

Segundo ele, o objetivo é desenvolver o espírito empreendedor nos jovens universitários pensando, principalmente, na chegada de novas empresas e na expansão dos negócios que já existem na cidade.

 “Vivemos em um país onde as crianças não são preparadas para serem empreendedoras. Logo no início dos estudos nós dizemos “estude para você ter um bom emprego”, mas nós estamos preocupados com isso, criar essa expectativa, que a cidade está vivendo um boom de crescimento como nunca aconteceu”, explicou o Machado.

O professor lembrou o papel decisivo da atual gestão no crescimento da economia do município, e destacou a importância da participação do prefeito no evento. “Nós convidados esta personalidade, que é o prefeito Madeira, para ele poder mostrar como é possível ser empreendedor em Imperatriz. Para ele mostrar as características que a cidade tem, as possibilidades que nós temos, o que aconteceu no passado e o que está acontecendo hoje para trazer novas empresas. O investimento que está sendo feito em nossa cidade. Mostrar o que ele está fazendo em nossa cidade para que, quando este crescimento chegar, a cidade esteja preparada e estruturada para isso.

Machado aproveitou para lembrar que a cultura brasileira não é voltada para o empreendedorismo. Para ele, as pessoas são, já na infância, educadas para “ter um bom emprego” e não para abrir o próprio negócio. Ele destacou que o mais importante neste momento é que a população de Imperatriz esteja preparada para ocupar as vagas que começam a surgir, mas que os candidatos não devem contentar-se a isso. “Se não estiverem preparadas o mercado de trabalho não vai absolvê-las e nós queremos que elas tenham o pensamento de um proprietário. Que elas trabalhem como o dono e não como um funcionário, isso é o mais importante, é esta característica que nós queremos passar aos nossos alunos”, concluiu.
Prefeitura busca mais  investimentos

Em sua fala, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, destacou o potencial adormecido da cidade, que despertou nos últimos anos. Mesmo assim, ele esclareceu que continua buscando novos investidores para a cidade. “Quando eu fico sabendo que qualquer empresa tem o interesse de vir para o Maranhão eu vou até eles. E tento conseguir vagas para essas empresas no Distrito Industrial”, conclui.

Madeira finalizou dizendo que, desde que as empresas se mantenham dentro da legislação municipal, cumprindo com todas as exigências da cidade, não há problemas para a instalação destes empresários.

Imperatriz já conta, atualmente, com a maior loja de todo o grupo Mateus e uma unidade do Atacadão, que faz parte do grupo Carrefour. A cidade também conta com dois shoppings centers em funcionamento, além de mais um ainda em fase de construção. O município ainda vaio receber uma fábrica da Coca-Cola e uma industria da Suzano, está última, já em fase de construção. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...