10/27/2011

Manifestação pro Maranhão do Sul interrompe Belém Brasília por 20 minutos


Manifestação foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal e Policia Militar .

Programada para a manhã desta quinta-feira a Frente  Popular Pro Maranhão do Sul realizou o primeiro ato público, nessa nova fase, pela realização do plebiscito pela criação do Estado do Maranhão do Sul. Com faixas, cartazes e palavras de ordem os manifestantes  interromperam o fluxo de veículos por uma período de 20 minutos.


" Não foi um ato  de massa, mas atingiu os objetivos desejados. O Brasil inteiro hoje ficou sabendo da nossa luta" disse o jornalista Josué Moura, um dos líderes do movimento.


O luta pelo Maranhão do sul voltou a ganhar corpo e força em  Janeiro deste ano  quando jornalistas, blogueiros, agentes políticos decidiram pautar  o assunto embalados pela autorização pela realização do plebiscito para a divisão do Estado do Pará.


O ultimo projeto pela criação do Estado do Maranhão do Sul foi apresentado pelo então deputado Federal Sebastião Madeira. O pedido pela autorização para realização do plebiscito chegou a ficar pronto para ser votado. O Senador Lobão, com igual teor, apresentou projeto no Senado Federal.  


Luta de quase 200 anos


A “semente” pela criação de um novo Estado a partir da divisão do Maranhão surgiu há quase 200 anos na cidade de Pastos Bons, onde os protagonistas do movimento emancipacionista, da época, proclamaram a República dos Pastos Bons, que segundo historiadores, chegou a ter carta constitucional e até bandeira.

Pastos Bons fez 246 anos, no  dia 28 de Julho de 2011. Localizada no leste maranhense, na micro região das Chapadas do Alto Itapecuru, Pastos Bons, segundo relatos históricos, surgiu com a chegada dos bandeirantes e fazendeiros oriundos da Serra do Ibiapaba e do Vale do São Francisco.

Na época da colonização a região era ocupada pelos Amanajó, índios louros de pele mais clara do que os demais índios maranhenses.Conta-se que os primeiros que lá chegaram se impressionaram com a imensidão verde dos campos gerais bom para pastagem de gado daí teria surgido a denominação de Pastos Bons.

De acordo com a escritora Carlota Carvalho no livro O Sertão, o lugar foi elevado á categoria de vila em 1764 tornando-se ponto de partida das bandeiras para a conquista de terras no Oeste maranhense



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...