11/25/2011

Domingos Cezar recebe título de Cidadão Imperatrizense hoje na Câmara Municipal


          O jornalista é uma das personalidades agraciadas com essa importante comenda
            
          O fundador do Jornal  do Maranhão, antigo Açai Folha,  jornalista e escritor Domingos Cezar,  é um dos homenageados de hoje sexta-feira (25) em solenidade festiva que acontecerá a partir das 16h00, no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, o honorável título de Cidadão Imperatrizense. O Decreto Legislativo que concede a honraria é de autoria do vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves, e teve aprovação unânime da Casa.
            
Em sua justificativa, o autor do projeto destaca o trabalho que o jornalista realiza há anos nos mais diversos setores da sociedade, mas principalmente nas áreas de cultura e meio ambiente. Esse trabalho, hoje reconhecido, fez com que Domingos Cezar fosse eleito conselheiro municipal e estadual de Meio Ambiente e, recentemente, conselheiro municipal e estadual (suplente) da Cultura, onde ele representa a Academia Imperatrizense de Letras (AIL).

            Apesar de ter vivido cerca de 28 anos fora de Imperatriz, ele nunca deixou de estar presente nos grandes acontecimentos sociais, ambientais e políticos da cidade que ele tanta ama. Domingos Cezar chegou no final do ano de 1963, aos 7 anos de idade, com a família, e ali viveu até o ano de 1980, quando o banco que ele trabalhava o transferiu para Tucuruí (PA) e depois para Marabá (PA).

            Nesta última cidade realizou intenso trabalho, destacando-se na imprensa local pelos serviços prestados ao rádio, jornal e televisão. Foi secretário municipal, passando por diversas pastas na prefeitura daquele importante município. Seu trabalho lhe rendeu em 1991, o título de Cidadão Imperatriz, honraria que lhe foi concedida pela Câmara Municipal de Marabá, através do Decreto do então vereador Evaldo Gaby Bichara Gantuss.

            Em 18 de setembro de 1993 chegou em Açailândia, e no dia 8 de outubro – em menos de um mês – fundou o semanário Açaí Folha, hoje denominado Jornal do Maranhão, sem, contudo, abrir mão de sua marca original – AF. Nesta cidade desenvolveu intenso trabalho social, mas garante não ter sido reconhecido. Foi candidato a vereador, deputado, prefeito, mas não teve êxito, nem oportunidade de mostrar o seu trabalho como político de mandato.

            Mesmo não tendo cargo eletivo, Domingos Cezar foi convidado pelo então prefeito Leonardo Queiroz para assumir o cargo de Chefe do Setor de Preservação do Meio Ambiente, órgão ligado à Secretaria Municipal de Incentivo à Produção, Meio Ambiente e Turismo, que tinha como titular, o psicólogo Izaias Neto. Ainda nesta administração, assumiu a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, até ao final do mandato de Leonardo Queiroz.

            No ano de 2008, depois de mais uma derrota política, Domingos Cezar decidiu abandonar de vez a política partidária dedicando-se de corpo e alma com as causas sociais, culturais e ambientais, que tanto lhe dá prazer. Paralelo a essas atividades, o jornalista exerce o cargo de assessor de imprensa do gabinete da 1ª Secretaria da Câmara exercida pelo vereador Luis Gonçalves, e um dos coordenadores de jornalismo da Prefeitura de Imperatriz.

            Em São Luis, exerce o cargo de assessor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem). A propósito chega hoje a Imperatriz, o diretor sindical de base do Stefem, em Santa Inês, Deutz Cavalcante, vereador pelo PT do Município. Ele representará, ao lado do diretor sindical de base do Stefem, em Imperatriz, Gilberto Barros, a diretoria da entidade sindical na solenidade.    

            “Fico muito honrado e feliz, ao ter meu trabalho reconhecido pelo povo e pelas autoridades de Marabá (PA) e Imperatriz (MA), as duas cidades mais importantes e desenvolvidas de toda região do médio Tocantins”, diz Domingos Cezar, que também tem recebido a admiração de moradores de todas as cidades do médio Tocantins, dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará, onde realiza um trabalho de conscientização e educação ambiental.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...