11/26/2011

Semana do Bebê discute cuidados com a sífilis congênita Programação será encerrada amanhã


A transmissão da sífilis congênita esteve em foco na manhã desta sexta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Profissionais que atuam na rede de saúde do município foram orientados, pelo médico ginecologista e obstetra Pedro Mario, sobre os procedimentos de prevenção à transmissão desta doença. A atividade faz parte da programação da 1ª Semana do Bebê, desenvolvida pela Prefeitura Municipal.

Segundo o secretário adjunto de saúde do município, Arnaldo Alencar, o objetivo é evitar que as crianças sejam contaminadas por estas doenças ainda durante a gestação ou no parto. Segundo ele, o município segue as orientações do Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde tem essa preocupação com a PPRRM (Promoção à Proteção, à Recuperação e à Reabilitação e Manutenção dos pacientes). No campo da proteção está a preocupação com a transmissão vertical do HIV ou da Sífilis, que é quando a gestante transmite a doença ao bebê. Preocupação maior é promover a prevenção destas situações, para se evitar isso o máximo possível”, enfatizou Arnaldo.

A Sífilis é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) mais conhecidas pela população. Esta doença pode ser transmitida pela mãe ao bebê através da placenta. Essa transmissão, no entanto, pode ser completamente evitada com o correto acompanhamento pré-natal.

O palestrante, o ginecologista Pedro Mário, explicou a importância de se realizar este tipo de capacitação com os profissionais. Isso ajuda a identificar os possíveis portadores da doença.

 “Uma vez sensibilizados, eles passaram a olhar as pessoas com uma visão crítica diagnóstica de possibilidade de sífilis. As vezes as pessoas olham e começam a selecionar as pessoas pelos aspectos externos ou econômicos. Estes não são aspectos de triagem para nenhum tipo de doença. Então, depois de instrumentalizados, eles passam a ter uma percepção diagnóstica mais crítica no que diz respeito a essas doenças.”, garante.

O médico destacou, ainda, que a transmissão da Sífilis ao bebê durante a gestação é facilmente evitável, desde que o acompanhamento pré-natal seja feito de maneira adequada.

Semana do Bebê


A 1ª Semana do Bebê, iniciada na última segunda-feira (21), desenvolve hoje (26) programação no bairro Jardim Tropical, próximo à nova Rodoviária (Rodoviária Governador Jackson Lago), na Assembleia de Deus, congregação Fonte de Salvação. No local, o pastor Eduardo Almir e profissionais da saúde irão orientar mães, gestantes e crianças de zero a seis anos sobre cuidados com o recém nascido e saúde bucal das gestantes e dos bebês.

Ao mesmo tempo, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vão distribui panfletos na Praça de Fátima.

Segundo a coordenadora do programa saúde da criança, Valéria Alves, a 1ª Semana do Bebê foi importante pela discussão de políticas públicas sobre o tema. “Toda a sociedade está envolvida nesta programação da 1ª Semana do Bebê, cujo objetivo principal é discutir as políticas públicas voltadas para a primeira infância, de zero e a seis anos. Tentamos privilegiar toda a sociedade”, finalizou a coordenadora. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...