300 famílias foram atingidas pela cheia. 55 estão em abrigos providenciados pela Prefeitura
A Defesa Civil do município distribui cestas básicas amanhã (terça-feira) a partir das 10 horas para as famílias desabrigadas pela cheia, repentina do Rio Tocantins. A informação é do superintendente municipal da Defesa Civil Chico do Planalto. A distribuição começa pelo parque de exposições.
A cheia atingiu, até gora, 300 famílias, mas destas somente 55 foram removidas para os abrigos providenciados pela Prefeitura. O Parque de Exposições, cedido pela direção do Sindicato Rural e a Escola Municipal Paulo Freire.
As outras 245 famílias estão alojadas nas casas de parentes ou amigos.
Saúde
Agora a tarde o prefeito Sebastião Madeira determinou que fosse montado uma estrutura de saúde no Parque de Exposições, para atender os desabrigados. Uma equipe itinerante deve deve fazer visitas periódicas á escola Paulo Freire, que abriga um menor número de famílias.
Oito metros acima
A tenente Katia, do Corpo de Bombeiros de Imperatriz informou hoje pela manhã que o Rio chegou a nove metros acima do nível normal. Maior, segundo ela, do que o nível atingido no mesmo período ano passado.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Chico do Planalto disse agora a pouco que o nível do rio começa a baixar lentamente. A tendência, de agora em diante é do mesmo se estabilizar.
Conforme o superintendente abriu-se um conexão direta com o Operador Nacional do Sistema, que controla a Vazão das hidrelétricas, e não haverá mais surpresas.
“Há o comprometimento deles de nos avisar com antecedência qualquer movimento no sentido de liberar as comportas das barragens” garante Planalto ressaltando que há uma previsão de num período de dez dias “ soltarem novamente as águas”.
Nas últimas 72 horas a vazão no Rio Tocantins subiu de três para 12 mil metros cúbicos por segundo.