“O Carnaval da Gente” realizado pela Prefeitura de Imperatriz com o apoio do Governo do Estado, foi considerado o carnaval da família pela comissão organizadora da folia. Nunca antes se viu nas ruas do Centro Velho da cidade tantas crianças, { algumas de colo} , adolescentes , adultos, e idosos que ao som da Banda Eternos Carnavais, puxada pela Jardineira, transformaram as ruas da cidade em um grande baile a céu aberto.
Fantasiadas ou não, famílias inteiras formaram seus blocos num clima de harmonia. O Bloco Fofões, na opinião dos observadores da Fundação Cultural (FCI) foi um dos blocos que mais encarnaram o espírito dos antigos carnavais. Durante os quatro dias lá estavam os Fofões fantasiados a caráter, seguindo a Jardineira pela Rua Barbosa, Godofredo Viana, XV de Novembro e Coronel Manoel Bandeira até a Praça da Cultura.
Familia de Teresina no Carnaval de ITZ
A Praça da Cultura também foi palco da disputa pela melhor Marchinha de Carnaval, trabalho coordenado pelo cantor Zeca Tocantins e também do prêmio de bloco mais animado da festa. Todos os dias três blocos eram premiados.
No cortejo da Jardineira não faltaram a “guerra de maizena” e nem os modernos sprays de espuma que fizeram a alegria, principalmente das crianças e adolescentes.
“Quem imaginou que os antigos carnavais; o carnaval de marchinha só fosse atrair idosos e saudosistas. Ledo engano estão ai as crianças, os adolescentes, os jovens curtindo esse, que pra mim, é um dos melhores carnavais de todos os tempos” disse o folião José Lopes que ao lado da esposa e dos dois filhos acompanhou a Jardineira nos quatro dias.
Na Praça da Cultura as Bandas, Diplomatas e Arrochando Frevo recepcionavam os brincantes da Jardineira ao som dos metais e do som forte da bateria.
Na Beira Rio Negrine e Banda, Bumbum de Bebê, Vibração , Preocupação Zero, La
Mazon, Zuerê, Arerê, e Dendê Baiano atenderam a um publico diferenciado porém não menos animado do que os seguidores da Jardineira. Um bom público seguiu o trio elétrico todos os dias sem desprestigiar as bandas locais.
“Um carnaval com gosto de quero mais” resumiu o presidente da Fundação Cultura Lucena Filho quando instado a fazer uma avaliação dos quatro dias de festa. Ele também ressaltou o clima de segurança e harmonia ao destacar que nenhum incidente ocorreu nos circuitos da folia.