A saúde é
uma das pastas mais difíceis de ser gerida no município de Imperatriz. Quando
assumiu o mandato em 2009, o prefeito Madeira encontrou o setor em frangalhos, revelando
inúmeras falhas e exigindo correções emergenciais que ele precisou fazer, além
de expor a necessidade de uma evolução imediata, de uma estratégia emergencial
e de planos para fazer o serviço funcionar e melhorar atendimento a população.
Hoje, o
cenário é outro, completamente diferente. O desempenho do município de
Imperatriz é destaque em comparação a outras cidades do Estado, inclusive São
Luis, a capital do Estado.
Os
investimentos do governo municipal na Saúde, em parceria com os Governos Federal
e Estadual, são visíveis na ampliação e
modernização dos serviços, em especial as melhorias no Hospital Municipal, o
HMI, que recebeu inúmeros benefícios como a ampliação de UTIs de 10 para 40, para
suprir as necessidades não só da população de Imperatriz, mas também de pacientes
oriundos de cidades circunvizinhas e até de outros estados, garantindo mais
eficiência e agilidade no atendimento.
A
Secretaria de Saúde de Imperatriz chega ao final de 2012 com um balanço
bastante positivo de gestão. Com os avanços obtidos na área da saúde nos
últimos anos, é possível discutir outras medidas para melhorar o serviço
público de saúde do município.
Dr.
Arnaldo Alencar, secretário de saúde de Imperatriz, afirma que é preciso que a
população valorize mais o Sistema Único de Saúde - SUS. “A intenção é despertar
as pessoas para a importância do SUS, que ainda é visto por alguns como uma
política de saúde para pobres, o que não é verdade. Embora muitas pessoas
pensem assim, hoje, as classes sociais mais altas também usam o Sistema Único
de Saúde, principalmente no que se refere a transplantes e tratamentos mais
caros”, explica o secretário.
A atual
situação da saúde do município é infinitamente melhor do que foi apresentado
nas várias gestões anteriores. Todas as estatísticas comprovam as melhorias
alcançadas durante a gestão Madeira. Em Imperatriz, praticamente 85% da
população usa o Sistema Único de Saúde, pois poucas pessoas têm condições de
bancar tratamentos particulares, isto contabilizando-se a população flutuante
de outros municípios que não investem em saúde. O Serviço de Urgência e
Emergência do Socorrão é prova disso.
Dados
comprovam avanços na saúde
Diversos dados
que apontam a melhoria dos indicadores de saúde do município. A ampliação do
atendimento do SAMU é um deles. O serviço do SAMU é muito mais amplo do que se
pode imaginar e em Imperatriz são registrados muitos atendimentos por
traumatismos ocasionados por quedas, trabalhos de parto, afogamentos, acidentes
domésticos, acidentes de trabalho, pacientes agitados ou agressivos, tentativas
de suicídio, etc.
O serviço funciona 24 horas
por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e
socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica,
pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O
trânsito de Imperatriz é o maior vilão no ranking de atendimentos do SAMU. Os
dados são do mês de junho deste ano nos revelam 275 ocorrências, sendo 61 por
semana e 9 por dia. A média de atendimentos diários é de 47, enquanto por semana
são 323 e por mês, um total de 1.527.
O trabalho preventivo é um grande destaque na
atual gestão da Saúde.Em relação a 2007, houve um aumento de 40% de imóveis
visitados para o combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. É o
trabalho da Vigilância fazendo a diferença com a gestão Madeira, coisa que não
havia antes.
O
trabalho preventivo também chega no combate à AIDS e doenças sexualmente
transmissíveis Diariamente, o programa DST/AIDS fornece em
sua sede, localizada no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, palestras e
cursos sobre a prevenção de Aids e DSTs, exames de HIV e ainda assistência 24
horas em saúde e acompanhamento psicológico para os casos em que o resultado
for positivo para a presença da doença.
Além
disso, o município adquire o subsídio necessário para montar políticas
estratégicas, disponibilizando recursos para a prevenção.
Capacitação
dos profissionais da Saúde
A
Secretaria Municipal de Saúde vem investindo muito na capacitação dos
profissionais. A prefeitura promove ininterruptamente uma série de cursos para
melhorar o atendimento da população. O Cerest, por exemplo, qualifica e
capacita inúmeros profissionais, com destaque para o setor de enfermagem.
Além disso, evita que as vítimas de acidentes aumentem as estatísticas dos
índices de pessoas com seqüelas que deixam o mercado de trabalho por invalidez.
Humanização
da Saúde é prioridade: Saúde
humanizada, ágil e resoluta
A
grande mudança e melhoria nos serviços públicos de saúde de Imperatriz passou
obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades
de saúde até o atendimento médico, o serviço público é realizado com zelo e
respeito ao cidadão imperatrizense. A valorização de todos os profissionais que
atuam na saúde, independente de sua categoria profissional, é um dos pilares
dessa transformação.
Além
disso, o atendimento na saúde pública hoje é mais rápido e eficiente, reduzindo
filas e o tempo de espera para atendimentos, exames e consultas.
O
coordenador do SISREG, dr. Irisnaldo Felix também se mostra otimista em relação
ao futuro e avanços alcançados. Em meio a tantos acertos, vale frisar, também,
que a Secretaria Municipal de Saúde foi a que mais teve problemas na atual
gestão. Irisnaldo Felix não esconde que hoje o maior desafio e meta é a
humanização da Saúde. “Conhecimento técnico e atendimento humanizado estavam
andando separados. Precisávamos realinhar isso”, ressaltou.
Então,
uma grande ação da Atenção Básica foi implementada pela Secretaria Municipal de
Saúde de Imperatriz, visando atender principalmente as crianças, objetivando
melhorar o tratamento ao qual são submetidas e proporcionar um atendimento mais
humanizado na rede pública de saúde, especialmente no Hospital Municipal de
Imperatriz e no Hospital Infantil de Imperatriz.
Nesta
ação integrada foram envolvidas as Coordenações da Saúde da Criança e do
Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Homem (Hiperdia), Saúde
Bucal, Saúde do Idoso, Estratégia de Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde
da Família, Vigilância em Saúde, Núcleo Municipal em Educação e Saúde, Centro
de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, Departamento DST/AIDS e Equipe do Riso
Municipal de Imperatriz.
De acordo
com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira Alves,
o programa de humanização da Saúde de Imperatriz tem como objetivos
específicos, “sensibilizar os profissionais de saúde no sentido de que a
humanização faz parte do tratamento terapêutico e acelera a cura do paciente;
Incentivar todas as pessoas envolvidas positivamente através do bom humor;
introduzir nos hospitais a alegria encontrada no mundo da imaginação, no qual,
a criatividade e a improvisação passam a despertar sorrisos; inserir
personagens irreverentes, utilizando fantasias, desenvolvendo o lúdico como forma
de ajuda ao tratamento e por fim, desenvolver a socialização, estimulando a
criatividade e a iniciativa, através da magia e desinibição da personagem,
viabilizando a facilitação da relação paciente/equipe e humanização da
linguagem”.
Ainda
segundo Valéria Alves, “o Projeto Equipe do Riso Municipal tem um papel
fundamental nesta ação, através da atuação de uma equipe multiprofissional que
fortalece a linha de cuidados na promoção da saúde e prevenção dos agravos,
proporcionando transformação de espaços e pessoas, envolvendo pacientes,
acompanhantes, médicos, enfermeiros, auxiliares, recepcionistas, porteiros,
zeladores, copeiros e muitos outros, que desenvolvem uma relação muito mais
humanizada, com mais respeito e mais qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora
da Saúde da Criança e do Adolescente de Imperatriz.
A secretaria Municipal de
Saúde de Imperatriz prevê com estas ações, uma
abordagem não apenas técnica, mas sobretudo humana, para amenizar a questão do
sofrimento.
Formação
do corpo médico sempre será um problema com o qual o município convive
diariamente
“A falta
de médico sempre foi e continuará sendo um problema, não só de Imperatriz, mas
de todas as cidades do país”. Esse desabafo do coordenador do SISREG se refere
à constante dificuldade em manter o quadro de médicos completo dentro do
município. O setor de otorrinolaringologia é o mais afetado. Existe de fato uma
carência de profissionais nesta área em Imperatriz. O crescimento da demanda
compromete o atendimento, por isso, ações emergenciais são traçadas e
implementadas constantemente. “A média de espera para as especialidades mais
estranguladas, é baixa se comparada a municípios de porte idêntico”, enfatiza o
coordenador do SISREG. “Em breve vamos estabelecer quais casos realmente devem
ter encaminhamento para cada especialidade e isso vai desafogar o sistema e dar
mais resolutividade à gestão. Isso também acaba com o pingue-pongue com o
paciente”, completou.
O
superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria, Irisnaldo Félix, da Secretaria
Municipal de Saúde (Semus), enfatizou ainda o trabalho realizado nesses últimos
quatro anos pela Prefeitura, que resultou em benefícios à comunidade de
Imperatriz. “O reflexo da qualidade das ações é o retrato do que mostram os
números do DataSUS, do Ministério da Saúde, que comprovam a grande redução de
Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e de infarto agudo do miocárdio na população
de Imperatriz”, comemora ele, que atribui o resultado positivo à melhoria do
atendimento prestado à comunidade nas unidades básicas de saúde e no Hospital
Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
Segundo
ele, embora o hospital atenda pacientes de vários municípios das regiões
sudoeste e sul do Maranhão, sul do Pará e norte do Tocantins, os resultados
divulgados pelo sistema DataSUS comprovam a eficiência da saúde pública de
Imperatriz. “Essas ações na Atenção Básica refletem o melhor controle da
pressão arterial; dos diabetes e um melhor acompanhamento dos profissionais do
Programa Saúde da Família (PSF)”, frisou o coordenador do SISREG.
Irisnaldo
Félix disse ainda, que nos últimos anos a comunidade passou a contar com
equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por enfermeiros,
fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, prestando
atendimento de qualidade à população de Imperatriz. “Temos ainda mais duas
equipes que realizam acompanhamento familiar na residência do paciente”, disse
ele, explicando ainda que, para o paciente que sofreu um AVC (derrame cerebral)
ou tem uma doença crônica e que necessita de uma equipe para acompanhamento
domiciliar, encontra na Secretaria Municipal de Saúde, atualmente três equipes
que prestam esse tipo de atendimento especializado em Imperatriz.
Vigilância
Sanitária
O
superintendente também comentou sobre o trabalho realizado pela Vigilância
Sanitária de Imperatriz, que recebeu reconhecimento do Ministério Público do
Maranhão, quando foram doados equipamentos de informática, de comunicação e até
veículos a esse departamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Nítida
evolução no quadro da Saúde
O
desenvolvimento das ações passa necessariamente pela prioridade à prevenção e à
promoção da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz – SEMUS, tem a
função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde
da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e
parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais
qualidade de vida ao imperatrizense. A SEMUS tem o desafio de garantir o
direito do cidadão ao atendimento à saúde e dar condições para que esse direito
esteja ao alcance de todos, independentemente da condição social de cada um.
O
prefeito Sebastião Madeira, recentemente destacou a importância da instalação
dos novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital
Socorrinho, referência em atendimento infantil de Imperatriz. “Essa é uma
grande necessidade, pois muitas vidas no passado deixaram ser salvas pela falta
desse serviço em Imperatriz”, disse.
Ele
lembrou que a rede pública não oferecia UTI infantil, dispondo apenas de quatro
leitos nos hospitais particulares, número considerado insuficiente para atender
à grande demanda da população de Imperatriz. “Eram oferecidos apenas
atendimento adulto e neonatal, mas agora dispomos de UTI infantil”, afirmou o
prefeito.
Avanços
marcam ações da Semus
Existe um longo caminho a percorrer na área da
saúde, mas é possível constatar os avanços já alcançados. O sistema de saúde de
Imperatriz melhorou muito nos últimos 3 anos e 10 meses. Isso é fato. A saúde é
uma área complexa e dinâmica, em que os desafios se acumulam. Mas é
gratificante olhar rapidamente pra trás, fazer um balanço e constatar os
avanços, muito embora haja um longo caminho a se percorrer para o
aprimoramento.
Uma das
inúmeras ações da atual gestão da Saúde em Imperatriz foi a implantação do
Sisreg. Ele é um sistema disponibilizado pelo governo federal para o
gerenciamento de todo o complexo regulatório, indo da rede básica à internação
hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e
otimização na utilização dos recursos. Sem falar no fim das filas, um eterno
costume de todos os brasileiros.
Apesar de
não haver mais necessidade de se enfrentar filas, algumas pessoas ainda
insistem em madrugar nos postos de saúde. “É um velho costume que aos poucos
será erradicado”, diz o superintendente do Sisreg, dr. Irisnaldo Félix. Segundo
ele, “um dos problemas que o atendimento em Imperatriz enfrenta é o crescente
aumento da demanda. Muitas pessoas vêm de outros municípios em busca de
atendimento”.
No
Maranhão, apenas Imperatriz e Caxias implantaram esse serviço. Em pleno
funcionamento, este modelo possibilitará a economia de até 60% dos recursos da
prefeitura, até então gastos com exames, consultas e internações.
Com a implantação
do Sistema de regulação, o Sisreg, os usuários do Sistema Único de saúde, o
SUS, sabem o dia, a hora e o nome do laboratório onde farão os procedimentos,
não enfrentando filas para carimbar requisição de exames e indo aos
laboratórios credenciados para realizá-los.
De acordo
com o superintendente do Sisreg, dr. Irisnaldo Félix, o Sistema controla toda a
sistemática de exames, de consultas e de procedimentos da saúde, que
racionaliza recursos a quantitativos. É um sistema que vem para humanizar o
atendimento para levar para a comunidade com uma maior proximidade e agilidade.
“Isso é uma prova do compromisso, do envolvimento e da responsabilidade da
gestão atual, em trazer todos os benefícios possíveis, que possam ser
executados em benefício da comunidade, especialmente dos usuários do SUS. Isso
foi uma meta e um compromisso do governo que está sendo cumprido”, disse
Irisnaldo Félix.
Secretário
Arnaldo Alencar aponta avanços na área da saúde de Imperatriz
O
secretário de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar destaca a importância
do Sistema de Regulação (Sisreg). Para ele, foi com a implantação deste sistema
que o município conseguiu integrar as mais diversas áreas da rede municipal de
saúde. “O procedimento que é feito na Vila Nova ou na Nova Imperatriz, pode ser
informado lá mesmo e entra direto no sistema. Já é um grande avanço que nós
tivemos nesta gestão. É fundamental este tipo de implantação de serviço, pois é
através destes números que o município vai ou não aumentar ou mesmo pleitear o
aumento dos seus recursos”, garantiu o secretário.
O
município de Imperatriz, certamente, já viveu dias bastante sombrios em relação
à saúde pública. Por isso, é preciso fazer justiça às ações que elevam a qualidade do
serviço dispensado nos postos de saúde, na UPA e nos hospitais adulto e
infantil.
Some-se a
tudo isso, o excelente trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, que
vem sendo de suma importância para a população de Imperatriz, haja vista que,
nos últimos três anos, Imperatriz transformou-se num pólo de desenvolvimento e
consequentemente, tornou-se uma cidade referência em Saúde. Com isso, o CMS tem
sido vital a para implementação de melhorias na Saúde, a cada dia fiscalizando
e exigindo sempre com mais rigor, a aplicação imediata de recursos que chegam
ao município, bem como sua correta aplicação em benefício da Saúde da população
de Imperatriz.
Muitas ações e muitos benefícios para a população
do município.
É difícil
enumerar as ações neste curto espaço, afinal, são 4 anos de muito trabalho com
qualidade, buscando a otimização da prestação de serviço. Nesta gestão do
governo Madeira, a saúde passa a ser vista não mais pela ausência de doença ,
mas como qualidade de vida. O Modelo de Atenção à Saúde foi programado sobre
três eixos de ação, sendo eles, a promoção da saúde, a prevenção de
enfermidades e acidentes e a atenção curativa.
Os Postos
de Saúde estão recebendo diversos melhoramentos com a reforma de suas
estruturas, outros foram criados, como Bom Jesus, Camaçari e Ouro Verde e a
sede da SEMUS também está sendo reestruturada para melhor atender os usuários
do sistema público de saúde do município.
Na Atenção Básica foi estabelecido um conjunto de ações de caráter
coletivo, que envolveram a promoção da saúde, prevenção das doenças , o
diagnóstico , o atendimento e a reabilitação dos pacientes, principalmente na Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da
Criança e do Adolescente. Sem falar nas ações concretas da Vigilância
Sanitária, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Ambiental, da Saúde do
Trabalhador, do Controle de Endemias e da Assistência Farmacêutica, que
assegura a acessibilidade e a disponibilidade de medicamentos da Farmácia
Básica.
Há que se
destacar ainda Procedimentos especializados realizados por profissionais
médicos, outros nível superior e nível médio, as Ações especializadas em
odontologia e o reestabelecimento do Odontomóvel, principalmente para o atendimento
à zona rural, Patologia clínica, protéses e órteses, exames ultra-sonográficos,
fisioterapia e terapias especializadas. E finalmente, a Assistência ao paciente
portador de doença renal crônica.
Mas as
ações do governo Madeira na Saúde não param por aí. No dia primeiro de janeiro
de 2013, começa uma nova história para o povo de Imperatriz e com certeza será
marcada pela evolução, como é a própria história do prefeito Sebastião Madeira,
um ícone político/administrativo e uma referência de liderança para as regiões
Norte e Nordeste do País.