1/04/2013

Uma coruja no quintal do prefeito Madeira.


Tive a sorte hoje pela manhã de fazer a foto de uma espécie cada vez mais rara da nossa  “avifauna”  nas grandes cidades: a de uma Coruja Buraqueira.

O flagrante foi no quintal da casa do prefeito Sebastião  Madeira por volta das 9h da manhã.

Muitos que se encontravam  batendo papo na  “ Praça Dico Soares”  aguardando o momento de sair para a solenidade de posse dos novos secretários,  correram para apreciar o  belo animal que costuma aparecer apenas à noite dai, a surpresa de sua aparição ali, durante o dia.

“ É um bom ou mau  sinal?” Perguntou logo um aliado de primeira hora do prefeito.


Outro  aliado respondeu logo barrando qualquer tipo superstição  : 

“ Claro que é um bom sinal”  disse ele  para em seguida explicar que a  coruja é uma  ave soberana da noite e que para muitos povos significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela, assim  como o prefeito Madeira,  tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem”  explicou.

Mais sobre a coruja

A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo.
Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento.
Sobre a espécie que apareceu  na manha desta  sexta-feira no quintal do prefeito Sebastião Madeira o titular do blog fez uma rápida pesquisa  :  trata-se  realmente de uma Coruja Buraqueira.

 De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas.



Ao contrário a maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. É uma ave tímida, por isso, vive em lugares sossegados.

Durante o dia ela cochila em seu ninho ou toma sol nos galhos de árvores.Tem vôo suave e silencioso.


Dados

·         Nome Vulgar: Coruja Buraqueira
·         Nome Científico: Athene cunicularia
·         Família: Strigidae
·         Peso:100 a 200 g
·         Envergadura de 50-61cm
·         Tamanho: 20 a 30 cmVivem nos Campos e Cerrados de todo o Brasil.

.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...