4/15/2013

Prefeitura lança Campanha de Vacinação contra a Influenza



            Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, A Prefeitura de Imperatriz, por meio do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde lança a 15ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, no período de 15 a 26 de abril de 2013.

            Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), 20 de abril será o dia de mobilização nacional da campanha.  O objetivo é reduzir e controlar de forma intensiva a mortalidade e morbidade das doenças preveníveis por vacinas.  

De acordo com Maria do Socorro, Coordenadora do Programa na cidade, a estimativa é que aproximadamente 43.655 pessoas sejam vacinadas nesta campanha. Segundo ela, “O MS já enviou as doses para início da campanha, e antes mesmo do lançamento oficial, já iniciamos os trabalhos, pois as pessoas acamadas que necessitam dessa defesa já estão sendo vacinadas, em suas residências, este trabalho esta sendo realizado em parceria com Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)”, informa Maria do Socorro.

A coordenação informa ainda, que além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Importância da prevenção

A influenza é doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse da saúde pública no Brasil. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores dedois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anosou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. 

Maria Almeida



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...