11/08/2013

Depois de Edison Lobão ‘Arte e Cidadania nas Escolas’ vai à Bela Vista (TO)


Projeto é realizado pela FCI em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Academia Imperatrizense de Letras

Idealizado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, o projeto Arte e Cidadania nas Escolas vem sendo mantido pela Fundação Cultural de Imperatriz – FCI em parceria com a Vara da Infância e da Juventude e Comissariado de Menores.

O projeto como o próprio nome sugere, consiste em levar a arte, ética e cidadania nas escolas públicas municipais e estaduais. Desenvolvido há cerca de três anos, o projeto tem em sua coordenação Zeca Tocantins, que também é coordenador de cultura da FCI.

A Fundação Cultural de Imperatriz tem a responsabilidade de levar até as escolas músicos, cantores, escritores, poetas, artistas plásticos como Tom Neves que promove nas escolas oficinas de pintura que tem revelado bons artistas desta área.

Por sua vez, a Academia Imperatrizense de Letras – AIL também tem participado ativamente do projeto levando alguns de seus membros, os quais, em meio a festa dos estudantes, sorteia seus livros que são autografados entre os alunos premiados.

Um dos pontos mais importantes do projeto é desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude, quando o juiz titular Delvan Tavares, como comissários de menores realizam palestras explicativas sobre ética e cidadania.

Para o juiz Delvan Tavares, levar a crianças e adolescentes noção de cidadania é de extrema importância na sua formação moral e intelectual e profissional. “A criança quando recebe noções de cidadania é afastada das drogas e dos maus caminhos”, afirma o magistrado.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano de Lucena Filho destaca que o Arte e Cidadania nas Escolas tem sido de relevante importância para os alunos da rede pública. “Ele tem sido abraçado pelo prefeito Sebastião Madeira que tem nos apoiado”, diz Lucena.

Para Zeca Tocantins, o que mais lhe chama atenção é o interesse de alunos e professores que recebem o projeto. “Temos revelado muitos cantores, compositores, poetas, pintores, enfim, crianças e adolescentes que participam conosco ativamente das atividades culturais”.


“O projeto já saiu do município de Imperatriz, estivemos em Governador Edison Lobão e nesta sexta-feira (8) estaremos, a partir das 15h00, como toda nossa caravana, na Escola Estadual Bela Vista, no povoado Bela Vista a convite de sua diretoria”, conclui Zeca Tocantins. (Domingos Cezar/ASCOM)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...