1/30/2018

CADERNO DE NOTAS: " VOTO VENCIDO"



Ives Gandra, jurista 


         *Voto vencido*

Em entrevista à Revista Isto É desta semana o renomado  jurista Ives Gandra da Silva Martins,  82 anos,  diz que a Lei da Ficha Limpa, não está de acordo com o artigo 5, inciso LVII (Princípio da presunção da inocência) . No que se refere à participação do sentenciado em colegiado em eleições ele pondera que “ Se o réu ainda não é culpado, como não pode concorrer em uma eleição?

Como se sabe, uma opinião já completamente superada pelas reiteradas decisões dos tribunais superiores    que pugna pelo impedimento das disputas eleitorais aqueles que vierem a sofrer condenações por órgãos colegiados.

*Mais de Ives Gandra numa entrevista à Revista Isto É desta semana*

Sobre o ativismo jurídico  de parte do Supremo Tribunal Federal.

Esse ativismo é perigosíssimo, pois cria insegurança.  Imagine qualquer diretor de empresa que tenha perdido uma ação para um funcionário não poder assumir um cargo no governo. A Constituição é clara nesses casos. A competência privativa da nomeação é do presidente e o supremo não tem como intervir ( sobre a nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho, suspensa pela Ministra Carmem Lúcia, presidente do STF)

*Sobre a provável candidatura de Lula*

Se a  condenação for mantida, não vejo como ele possa concorrer. O TSE é um Tribunal jurídico político. Sua linha é não representar nada que violente o Direito e respeitar a vontade dos eleitores.

Tenho a impressão que o TSE dificilmente concordaria em homologar sua candidatura. Os embargos irão se atear sobre a pena, mas não modifica a essência da pena.

*Sobre a Lava Jato*

Estávamos vivendo em um mar de lama. Mas faço críticas ao Ministério Público de Curitiba.  Há muita cinematografia nas prisões. São competentes, mas isso de chamar a imprensa gera pressão para que o povo fique do lado das posições que eles vão apresentar... O Aspecto positivo da Lava jato foi conscientizar o povo brasileiro que havia muita podridão dentro do governo. Só que estamos vivendo um período pendular, em que ao lado do combate correto há arbítrios que maltratam o direito de defesa.

(O jurista Ives Gandra da Silva Martins , advogado, professor e escritor brasileiro. É professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Academia Brasileira de Filosofia)

                                                                Bolsonaro 

Jair Bolsonaro
Para alguns analistas políticos a possível retirada de Lula da disputa presidencial de 2018 prejudica a candidatura do extremista Jair Bolsonaro.  Entende-se que se Lula não estiver de um lado, Bolsonaro, perde substância de outro podendo redundar no surgimento de posições medianas ambientadas tanto no centro-esquerda, quando no centro-direita.

Bolsonaro também sai perdendo com a possível candidatura de Collor de Melo, principalmente na região Nordeste. O ex-presidente é adepto de posturas próximas às dele 







Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...