3/26/2018

Intolerância e democracia


Não foi nada fácil positivar os direitos e garantias  fundamentais  hoje  presentes na Constituição da República Federativa do Brasil (CRF). Até serem discutidos, debatidos, votados e aprovados pelo constituínte originário,  muita gente foi perseguida, torturada, expulsa  do País e até assassinada . 

Se hoje o Brasil vive sob a égide da dita  "soberania popular" e,  entre outros direitos/garantias é permitida a livre manifestação do pensamento, sem qualquer tipo de censura  aos  cidadãos de direita, esquerda, ou quaisquer  outras corrente de pensamento,  isso se  deve ao idealismo  e à luta de muita gente.  Isso não deve ser esquecido,  é história.

O  parágrafo único do artigo Primeiro da Constituição Federal diz que   “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio   de   representantes  eleitos,  ou diretamente, nos termos desta Constituição”

Estamos ainda aprendendo a lidar com o manuseio desse poder,  e esse aprendizado  só será consolidado por meio de um  exercício contínuo da democracia  ou,  com a adoção de um  processo de educação libertadora  que se volte para  formação de  um cidadão mais critico e tolerante.
Nos tempos modernos é preciso um agir democrático, principalmente, sob o manto da tolerância traduzida no respeito ao {pensamento do}  outro.

É preciso, então, que aprendamos  a exercitar  esse “viver democrático”   na sua plenitude incluindo ai a aprendizagem da convivência com os  bônus e  ônus,  típicos do nosso Estado Democrático de Direito.

Esse espírito de tolerância, cada mais ausente, envolve diretamente o que chamaria de  um importante  pilar  da convivência social  ou, o  cartão de visita da nossa democracia”

Se  somos uma nação soberana, e estamos prontos, se possível  for,  pra defendê-la no caso de agressões externas,  cumpre também  com esse mesmo condão a defesa,  da “soberania cidadã” , combatendo a intolerancia crescente nas relações  humanos.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...