8/26/2019

Terceira Copa de Basquete em Cadeiras de Rodas acontecerá no final de agosto


Conheça a história do Raimundo, um dos atletas do Cenapa

A 3a Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas já tem dia certo para começar. De 29 a 31 de agosto a quadra do Complexo Educacional Dom Bosco em Imperatriz vai ficar pequena para tanto talento desses atletas.

A Copa está sendo preparada pelo Instituto Legal de Cultura e com patrocínio do Grupo Equatorial Energia e Cemar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Entre os atores desse grande evento, muitas histórias de destacam, uma delas é a do Raimundo Soares.

Ele ficou paraplégico há 18 anos em Porto Velho no dia 25 de novembro de 2001 quando subiu num poste sem conhecimento no assunto e nenhum equipamento de segurança, recebeu uma descarga elétrica e caiu. Quando recebeu o diagnóstico a primeira coisa que veio à mente foi pedir a Deus para que não ficasse dependente das outras pessoas para sobreviver. “Graças à Deus fui atendido, hoje consigo me virar sozinho em praticamente todas as atividades do meu dia a dia”, conta emocionado.

Um ano depois da lesão Raimundo foi apresentado ao basquete em cadeira de rodas, esporte que pratica e que foi responsável por “devolver minha vida por completo em todas as áreas, física, mental, social e até mesmo afetiva”, afirma.

Com 16 anos como jogador de basquete, Raimundo já participou de várias competições. Foi campeão da Copa Norte-Nordeste 2014 em Manaus, em 2015 jogou pela terceira divisão do Campeonato Brasileiro e em 2017, campeão da Copa Interestadual em Imperatriz pelo Cenapa.

Ele conta que o esporte resgatou sua dignidade, fazendo-o sentir-se novamente capaz de realizar qualquer coisa. “No momento que me vejo na cadeira de basquete, tudo se transforma, surge uma força, uma fé tão grande dentro de mim que naquele instante nada é impossível”, ressalta.

A história de Raimundo nos faz refletir sobre os riscos de contato com a rede elétrica. Em caso de falta de energia ninguém pode acessar o sistema elétrico (subir em postes e mexer nos equipamentos), somente os eletricistas da Cemar, que são treinados e capacitados para essa atividade, além de possuírem os equipamentos de segurança necessários para os serviços.

Para mais informações sobre a 3a Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, acesse as redes sociais (facebook e instagram) do Instituto Legal de Cultura de Imperatriz.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...