7/28/2023

PERFIL: O PRÓXIMO (A) PREFEITO (A) DE IMPERATRIZ

 

ElsonMAraujo

De acordo com a legislação em vigor, no Brasil as eleições para a ocupação dos cargos eletivos ocorrem de quatro em quatro anos. Só que na prática, como o País ainda conta com o instituto da reeleição, um novo processo eleitoral é deflagrado assim que os eleitos tomam posse. Em miúdos: é uma eleição atrás da outra!

O deputado, o senador, o vereador, o presidente da república, o governador, e o prefeito, assim que empossados, via de regra, tudo que fazem já é pensando na próxima eleição. Essa prejudicial ansiedade eleitoral, visivelmente, é maior entre os eleitos presidente, governador e prefeito, já que, constitucionalmente, só é permitida uma reeleição.  Essa ansiedade, no caso do Poder Executivo, só acabaria com o fim da reeleição, debate sempre presente quando se fala de eleição majoritária.

Ano que vem tem eleição para prefeito e vereador. Em Imperatriz, desde a reeleição de Assis Ramos, que começaram as tratativas e especulações em torno de quem vai lhe suceder na segunda maior cidade do Estado. Já foram enumerados pelos menos 18 possíveis candidatos (as) , contudo,  a um ano do período das convenções,  o número já não é mais o mesmo, e numa análise preliminar é possível afirmar que hoje se aponte  no máximo sete  pré-candidaturas  com suporte político/partidário para levar adiante uma eleição para prefeito.

Como em política até boi pode voar, é possível que as tradicionais alianças diminuam ainda mais esse número, ou ao contrário, volte a aumentar com o surgimento de nomes, por exemplo, que não foram ainda nem especulados. Em política, além do “boi voar”, “tudo pode acontecer, inclusive nada”

 PERFIL

Por enquanto, na cidade, só se discute nomes. Com tantos problemas acumulados raras são as menções sobre as questões múltiplas que o futuro gestor vai precisar enfrentar.

Como diria o saudoso  governador João Castelo, “Imperatriz é água para navio” e vai precisar de um gestor que tenha, sobretudo, pulso para resolver os problemas  cidade e não se eleger já pensando na reeleição.

Os princípios da administração pública moderna geralmente enfatizam a importância de uma gestão eficiente, transparente, ética e focada no interesse público.

Nesse diapasão,  o  perfil ideal de um prefeito para uma cidade do tamanho de Imperatriz   deveria contemplar uma série de características e habilidades que o capacitem a enfrentar os desafios específicos desse contexto, entre elas:

liderança, visão estratégica, capacidade de diálogo, transparência e ética, conhecimento técnico, capacidade de articulação política,  foco na eficiência e na inovação, sensibilidade social, resiliência e flexibilidade e compromisso com a sustentabilidade e outras, já que o rol não é taxativo.

 

 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...