10/12/2023

*Com apoio do Governo do Maranhão e da União, Instituto Tukàn lança pedra fundamental da primeira universidade indígena do Brasil em território próprio*

 

*AMARANTE (MA)* - Os cerca de dez mil indígenas do Território Araribóia, no interior do município de Amarante, e não só eles, mas também de territórios vizinhos, vão ganhar a primeira faculdade indígena do Brasil construída em terras indígenas. A pedra fundamental do projeto foi lançada nesta quarta-feira, 11, pelo *Instituto TuKàn* que para o ato convidou   a ministra de Estado dos Povos Indígenas *Sônia Guajajara*, e o governador *Carlos Brandão*, acompanhado de vários secretários, entre eles o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sul do Maranhão (Agemsul)  *Vagtonio Brandão* e o secretário chefe da casa Civil *Sebastião Madeira*. 

O ato solene foi na Aldeia Lagoa Quieta, no Território Indígena Araribóia, sede   do Instituto Tukàn.

Além da pedra fundamental da faculdade, no local foram inaugurados uma sala de estudos (centro de saberes), onde já é possível ministrar alguns cursos técnicos, e um refeitório, aparelhos patrocinados pela Equatorial e pela Fribal, por meio da Lei Maranhense de Incentivo à cultura. O Governo do Maranhão, para melhorar o acesso ao local, também recuperou 10 quilômetros de estrada vicinal.

*Lázaro Alves,* que é membro/tarefeiro do instituto explicou ao presidente da Agemsul  Vagtonio Brandão como funciona e os propósitos do instituto, fundado há seis anos.

A agenda foi de trabalho, mas também festivo já que contou com show da cantora *Flávia Bittencourt* e da atriz e performer *Aurea Maranhão*. Além disso, os indígenas ritualisticamente apresentaram-se festivamente pintados entoando cânticos de alegria  típicos do povo guajajara.   

 


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...