7/29/2011

Fotografia e artes plásticas: Premiação dos vencedores do concurso será feita hoje à noite

Igreja de Fátima, ontem

Evento encerra a programação de aniversário da cidade

A programação em homenagem aos 159 anos de Imperatriz promovida pela  Prefeitura  será encerrada hoje (29) a partir da 19h30, no Euciana Buffet, com e entrega da premiação dos vencedores do  III Concurso de Fotografia e do II Concurso de Artes Plásticas.

Os vencedores dos concursos serão premiados com computadores (notebook, netebook) e máquinas digitais.

As fotografias vencedoras foram selecionadas num rol de  168 obras que retratam  cenas do cotidiano da cidade. Já  no concurso de artes plásticas a escolha saiu de um grupo de 13  trabalhos.  “ Cada trabalho mais bonito do que outro” destaca o presidente da Fundação Cultural Lucena Filho.

Este ano a solenidade de entrega da  premiação  dos concursos de fotografia e artes plásticas  terá um quesito a mais:  uma exposição de fotos que resgata um pouco da história da cidade. Os registros integram o acervo particular das irmãs capuchinhas, do fotografo amador Fernando Cunha,  e de famílias tradicionais da cidade.

“Na noite de hoje faremos uma viagem  pelo  passado e presente da cidade. Queremos agradecer ao professor Samuel  Souza pelo apoio dispensado no processo de seleção e organização dessa exposição que certamente vai chamar muito pela atenção de quem for ao evento ”  assinala Elson Araújo, assessor-chefe de comunicação social que ao lado do presidente Lucena Filho, chancela o evento.


 Mostra fotográfica resgata história de Imperatriz


Quem comparecer ao Euciana Buffet também vai ter acesso à exposição fotográfica "Imperatriz 159 Anos: Retratos de sua Identidade e Memórias". A mostra exibe fotos antigas da cidade, possibilitando aos visitantes fazer um resgate do desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. O evento será desenvolvido em paralelo à premiação do 3º Concurso de Fotografia e Artes Plásticas.

A exposição é uma iniciativa dos blogueiros Samuel Souza e Nando Cunha. Segundo Souza, a exposição fotográfica é a possibilidade de levar um trabalho que já existe no mundo virtual para o mundo real. “Nando [Cunha] há muito tempo mantém o blog Museu Virtual e faz um trabalho muito bacana que é expor as fotografias que retratam o passado da nossa cidade, mas era necessário sair do meio digital e ganhar vida nas ruas”, explicou ele, que também é editor de conteúdo do portal Itz.

Também blogueira e amante da fotografia, Vanusa Babaçu participa da exposição como Curadora. Segundo ela, as fotos não passaram por qualquer tipo de manipulação. O objetivo é manter a naturalidade do material exposto. "As fotos foram digitalizadas sem nenhum trabalho de reparo técnico. Estão do jeito que recebemos e as pessoas que vão prestigiar a exposição vão perceber isso com a naturalidade que só a fotografia representa", comenta Vanusa.
Samuel Souza reconhece, ainda, a importância da iniciativa. "É uma iniciativa ainda tímida, mas que pode ganhar mais fôlego com a colaboração de outras pessoas, famílias tradicionais da cidade. Há muitos registros guardados que precisamos conhecer e é fundamental que essa exposição seja itinerante, que alcance o maior número de pessoas, para despertar ainda mais a valorização e a importância que a fotografia é para a história da própria comunidade", finaliza o blogueiro Samuel Souza.

Com cerca de 30 fotografias, a exposição "Imperatriz 159 Anos: Retratos de sua Identidade e Memórias" é composta do acervo da Escola Santa Teresinha, das fotografias originais registradas pelo já falecido missionário católico Albé Ambrósio e das fotos que marcaram a inauguração festejada da primeira rodoviária de Imperatriz. Durante a exposição serão conferidas honrarias ao professor de história José Nilson, o escritor Waldizar Lima, a família Guerra,que cederam o acervo. Também serão homenageados Fernando Cunha e Vanusa Babaçu, que contribuíram com a organização da exposição. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...