7/29/2011

Secretaria Municipal de Educação forma mil alunos do Brasil Alfabetizado

  
 Neste sábado (30), a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) realizam formatura de mil alunos das turmas do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA) da etapa 2010/2011 nas instalações da 1º Igreja Batista de Imperatriz a partir das 8hs.

O evento está sendo realizado por 80 professores e 17 pessoas que integram a equipe técnica e pedagógica do BRALFA na SEMED e contará com a presença de diversas autoridades municipais.

De acordo com Letícia Silva Alves, coordenadora pedagógica do BRALFA, a ação tem o objetivo de incentiva os alfabetizandos a continuarem em busca dos seus sonhos e conhecer o verdadeiro mundo da leitura e da escrita.

“Para nós da equipe do Programa Brasil Alfabetizado, realizar a formatura de mil jovens, adultos e idosos é celebrar esse importante momento de conhecimento e alfabetização. É uma grande honra ver os nossos alunos crescerem e se desenvolverem através do nosso trabalho. E com certeza a sua história não acaba aqui. Pois todos os alunos que foram alfabetizados no programa estarão aptos a ingressarem na EJA ou Pro jovem.

Sobre o programa

O  Ministério da Educação (MEC) realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

 O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizados. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Atividades desenvolvidas

Nos dias 14 e 15 de junho, a coordenação local do BRALFA realizou gratuitamente 1200 consultas oftalmológicas para os alunos que integram a etapa 2010/2011 do programa na rede municipal e estadual.
A ação foi resultado da parceria firmada entre o Governo Federal, através do Ministério da Educação, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Imperatriz que integram o Projeto Olhar Brasil. Além da consulta, os alunos do BRALFA também receberam óculos gratuitamente.

A ação teve como objetivo identificar e corrigir problemas visuais  com    o objetivo de  reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população escolar à consulta oftalmológica e aquisição de óculos.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...