5/14/2008

Navalha: Jackson chama denúncia da PGR de 'infâmia'


O Imparcial (14-05-2008)
O governador Jackson Lago reagiu com indignação ao saber que foi denunciado pela Procuradoria Geral da República sob as acusações de formação de quadrilha, peculato e corrupção passiva. Ele é um dos 61 alvos de investigação da “Operação Navalha”, posta em prática pela Polícia Federal em maio de 2007 para investigar um esquema nacional de fraudes em licitações.
Na ocasião, foram presos o ex-governador José Reinaldo Tavares e seu secretário de infra-estrutura, Ney Bello. Jackson não foi detido, pois teve seu nome mencionado em ligações de seus sobrinhos Alexandre e Ricardo para pessoas ligadas ao esquema de fraudes.
Em nota de indignação, o governador chama a denúncia de "infâmia" e fala sobre as negociações com a construtora Gautama, que, de acordo com a nota, remetem-se a obras realizadas em governos passados e pagas pelo governo atual.
Jackson também afirma que sempre repudiou a corrupção em sua vida pública e que o assunto foi esclarecido na época, perante a justiça e à opinião pública.
Confira a integra da nota:
Nota de Indignação
Foi com surpresa e indignação que tomei conhecimento da denúncia do Procurador-Geral da República. Meu nome apenas fora mencionado indiretamente em ligações telefônicas de terceiros.
No Maranhão, infelizmente, a política se promiscuiu com os interesses privados. No Maranhão, alguns políticos erguem impérios empresariais à custa da crescente miséria de nosso povo. Construí minha vida pública em flagrante repúdio a essas práticas. Eu e minha mulher vivemos austeramente, com padrão de vida de assalariados que somos.
As ilações feitas à ocasião foram amplamente esclarecidas à justiça e à opinião pública. Os pagamentos do Governo do Estado à construtora Gautama, no início da minha gestão, referem-se a obras já realizadas, atestadas e contratadas antes da minha posse.
É dever de qualquer governo honrar os compromissos legalmente assumidos por governos passados. Em nenhum momento autorizei quem quer que fosse a negociar com empresas ou empreiteiros em meu nome. Minhas atitudes e minha biografia são completamente alheias a esses conluios.
O mandato que o povo do Maranhão me outorgou, venho exercendo-o na dimensão da plena responsabilidade social, fiel aos princípios éticos e morais que norteiam minha vida.
O povo do Maranhão, que me conhece, sabe que o ônus político de mais esta infâmia será pequeno diante da missão que me confiou de libertar o Maranhão do atraso.
Jackson Lago
Governador do Maranhão

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...