De O Progresso
A Rádio Câmara atribui ao deputado Ribamar Alves (PSB) a autoria do projeto de decreto-legislativo (PDL 7/11) que propõe a realização de plebiscito sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul. Ao apresentar justificativas para a sua criação, Ribamar Alves cita um exemplo de novo estado bem sucedido: o Tocantins, que antes produzia 3% do PIB de Goiás.
Hoje, se fosse reintegrado a Goiás, o Tocantins representaria 40% do PIB goiano. Já o deputado Domingos Dutra (PT) não se mostra otimista quanto à criação do MA do Sul ou de outro estado.
"Em primeiro lugar, eu louvo a iniciativa do deputado Ribamar Alves de voltar a botar na agenda esse debate. No entanto, eu não acredito que se crie o Estado do Maranhão do Sul tão cedo, como eu não acredito que se crie nenhum estado novo no Brasil nos próximos anos. Primeiro, porque isso implica despesas, que não são poucas. A presidente Dilma acaba de cortar R$ 50 bilhões do orçamento de 2011. Portanto, não é fácil criar nenhum estado nesse país, porque as despesas serão pagas pelo governo federal."