4/19/2011

Acadêmicos de Direito Contra a Violência Doméstica

Texto- Guilherme  Barros

Projeto conscientiza alunos e responsáveis da legislação que os protege e de seus direitos

            Os alunos do 7º período do curso de Direito da Unisulma, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, vem apresentar um projeto de extensão na Escola Municipal Presidente Costa e Silva. “Violência doméstica e seus reflexos na sociedade” é o nome do trabalho que será mostrado hoje, 19 de abril, a partir das 15:30h aos alunos, mães e responsáveis.

            A violência é um problema que incomoda toda a comunidade global, ela se apresenta em diversas modalidades, agressões físicas, verbais e que trazem danos a todos os envolvidos. Neste contexto os acadêmicos buscam trabalhar um tema que, muitas das vezes, não é exposto, pois as partes injuriadas silenciam: a violência doméstica.

            Maridos que agridem esposas, mães que agridem filhos, estudantes que agridem colegas de classe... Uma bola de neve imensa se forma e vai causando destruição por onde passa. Falta de estrutura familiar, educação ineficaz, ausência de diálogo ou um punho firme que ao invés de agredir, discipline e erga o indivíduo, são fatores que impulsionam os atos violentos.

            Com embasamento teórico os acadêmicos do curso de direito trazem aos estudantes do ensino fundamental e aos seus responsáveis a conscientização de que há legislação que protege as vítimas de violência doméstica e que o acesso ao mundo jurídico é possível para aqueles que passam por problemas consequentes dessa mazela.  

            A turma se dividiu em cinco equipes: equipe 1 – coordenação geral do evento; equipe 2 – palestrantes para mães e responsáveis; equipe 3 palestrantes para adolescentes; equipe 4 – responsáveis por camisetas, crachás e coffee-break e equipe 5 – responsáveis por atendimento, avaliação do evento e elaboração do relatório final.

            As atividades terão uma carga horária de atendimento de 4 horas e de extensão com 8 horas. A programação será iniciada com falas do diretor da escola Nelson Alves Bezerra Filho e da coordenadora executiva Profª Sarah Lamarck. A partir das 15:50h teremos duas palestras: 1ª – Violência doméstica contra a mulher sob o enfoque da Lei Maria da Penha; 2ª – Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes à luz do ECA. Às 16:45 será realizado o atendimento e orientação jurídica, 17:10h o encerramento e a partir das 17:20 o lanche.

            O projeto foi idealizado pela acadêmica do 7º período do curso de Direto Diana Barreto Costa. Para contato e mais informações: Profª Sarah Lamarck (99) 8137-1958 | Diretor Nelson Alves Bezerra Filho (99) 8129-4796 | Escola Municipal Presidente Costa e Silva (99) 3526-0702.



Guilherme Barros

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...