– A Prefeitura de Imperatriz, na gestão do prefeito Sebastião Madeira, consolida os investimentos em obras de infraestrutura que resultam na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente dos bairros e povoados de Imperatriz.
O secretário Roberto Vasconcelos Alencar, da Infraestrutura, concedeu entrevista à reportagem onde fez um ‘diagnóstico dos investimentos’ realizado nestes últimos dois anos pelo município na área da infraestrutura.
Alencar enfatiza a execução do maior programa de revitalização da malha asfáltica: 15 quilômetros de ruas e avenidas, em Imperatriz. Ele destacou ainda os esforços do prefeito Madeira na construção de pontes, reforma de prédios públicos, abertura de ruas e investimentos feitos na melhoria da iluminação pública, além da construção de quatro escolas:
Qual o balanço que o senhor faz, na área da infraestrutura, nesses dois anos de governo Madeira?
Roberto Alencar – A Prefeitura de Imperatriz nesses dois anos do governo Madeira fez vários investimentos no município. Em 2009, para se ter uma idéia, tivemos a preocupação de resolver alguns pontos cruciais na área da infraestrutura, como foi o caso da rua Piauí, que recebeu os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica, assim como as ruas Maranhão, Amazonas e Euclides da Cunha, no bairro Vila Nova, resolvendo um problema que se arrastava há 30 anos. Além disso, o município fez investimento em obras na rua Duque de Caxias, no Bacuri, e na Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz. Também já concluímos, em breve vamos inaugurar a “ ponte da coronel” resolvendo uma situação de 52 anos.
Em relação a situação das praças públicas em Imperatriz?
Roberto Alencar – A prefeitura também investiu na revitalização das praças públicas, principalmente aquelas localizadas nos bairros reformando-a quase que totalmente com objetivo de oferecer opções de lazer às famílias imperatrizenses. Nós também recuperamos dezenas de pontes de madeira nos bairros e povoados, bem como construímos outras em concreto armado, como a da rua Carajás 2, no bairro Jardim São Luís. A prefeitura tem feito também grandes investimentos na expansão e a melhoria do sistema de iluminação pública da cidade, contribuindo com a segurança pública, como é o caso da obra, em fase de conclusão, do Jardim Morada do Sol, atrás da garagem de Transbrasiliana. O serviço de coleta de lixo doméstico também melhorou substancialmente em Imperatriz.
Em 2010, quais foram os principais investimentos realizados pela prefeitura em infraestrutura em Imperatriz?
Roberto Alencar – Em 2010, a Prefeitura de Imperatriz começou a fazer grandes investimentos em infraestrutura na cidade como a Avenida Santa Teresa que recebeu os serviços de drenagem, nova pavimentação asfáltica, iluminação pública e sinalização desafogando o trânsito na Avenida Bernardo Sayão, problema crônico que se arrastava ao longo dos últimos anos, inclusive com diversos registros de acidentes de trânsito com vítimas fatais. A Avenida Bernardo Sayão, que tinha fluxo de veículos nos dois sentidos, estava totalmente congestionada...
A Avenida Santa Teresa é a opção do contra fluxo da Avenida Bernardo Sayão. Fizemos isso também na rua Tamandaré, no bairro Jardim São Luís, concluindo a obra da rua Tupinambá, melhorando substancialmente o trânsito que passou a ser mão única. Ou seja, porta de entrada e saída para a região do grande Vila Nova. A prefeitura também fez no ano passado a abertura da rua Hermes da Fonseca, na BR-010, sentido Vila Lobão, com os serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação.
A Avenida Santa Teresa é a opção do contra fluxo da Avenida Bernardo Sayão. Fizemos isso também na rua Tamandaré, no bairro Jardim São Luís, concluindo a obra da rua Tupinambá, melhorando substancialmente o trânsito que passou a ser mão única. Ou seja, porta de entrada e saída para a região do grande Vila Nova. A prefeitura também fez no ano passado a abertura da rua Hermes da Fonseca, na BR-010, sentido Vila Lobão, com os serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação.
Em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura Municipal revitalizou quinze quilômetros de ruas e avenidas da área central da cidade solucionando a questão da infraestrutura e do tráfego de veículos em Imperatriz, como foi o caso da rua Simplício Moreira, que no trecho das ruas Monte Castelo a João Pessoa, que recebeu os serviços de recapeamento da malha asfáltica, transformando-se logo em seguida em mão única, assim como a rua Leôncio Pires Dourado que, antes, tinha fluxo de veículos nos dois sentidos; foram feitos ainda o recapeamento da Avenida Ceará, da rua Benedito Leite, da Sousa Lima, Coriolano Milhomem e da Bom Futuro.
Já na rua Piauí, no bairro Nova Imperatriz, a prefeitura também fez o serviço de recapeamento da malha asfáltica que estava totalmente deteriorada.
A Prefeitura construiu, em 2010, 17 novas pontes de madeira e três em concreto armado. Já na área da iluminação pública fizemos a troca de todas as luminárias dos postes dos bairros Nova Imperatriz, do Centro, Beira-Rio, Juçara, Três Poderes, Maranhão Novo, Bacuri, Parque Anhanguera, Parque do Buriti, Vila Leandra, Porto das Balsas e São José do Egito, substituindo luminárias antigas e quebradas, de apenas de 70 watts, por luminárias modernas com potência de 150 a 400 watts, contribuindo substancialmente com a segurança pública em Imperatriz.