4/05/2011

Drogas e prostituição se alastram em João Lisboa



Texto: Gil Carvalho

Câmara de Vereadores e a igreja católica se
manifestam sobre o problema

João Lisboa – Os casos de exploração sexual infantil aumentaram nestes últimos anos na cidade de João Lisboa, no sudoeste do Maranhão [640 km de São Luís]. Os dados foram apresentados pelo Ministério Público Estadual (MPE) durante reunião com segmentos da comunidade e o padre Moisés Dias, da igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

O vereador Ozivan Diniz (PCdoB) utilizou ontem a tribuna para lamentar o aumento da prostituição infantil, a proliferação de “boca-de-fumo” e distribuição de drogas potenciais, como é o caso do crack, colocando a cidade no raking da rota das drogas na região Tocantina.

Ele observa, conforme declaração feita pelo padre Moisés Dias, que é elevado o número de casos de exploração sexual infantil, onde defendeu a realização de uma campanha de combate a pedofilia e a inserção de programas sociais e de incentivo ao desporto e lazer em João Lisboa.

“Temos que incentivar a nossa juventude com atividades esportivas, incluindo a revitalização da iluminação da quadra de areia do bairro Mutirão”, sugeriu ele, que considera o esporte um instrumento de socialização, retirando dezenas de crianças e adolescentes do submundo das drogas. “A porta de entrada é larga, mas as coisas boas a porta é estreita”, declarou.

Em aparte, o vereador João Menezes (PDT) assinalou que, embora a polícia tenha feito investigações e desarticulado traficantes, o bairro Parque da Lagoa voltou a registrar alto índice de “boca-de-fumo”.

“Fui ao bairro e fiquei até uma hora da manhã observando o movimento de pessoas que entram e sai para comprar drogas, pessoas que não levantam suspeitas e chegam de carro e moto no Parque da Lagoa”, denunciou ele, que considera grave o aumento do tráfico de drogas em João Lisboa.

Menezes lembra que a droga rompe fronteiras e defendeu uma maior fiscalização nas rodovias que cortam o país, principalmente na região sudoeste do Maranhão. “O congresso nacional está discutindo esse problema que avança em todo país”, concluiu.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...