3/17/2013

“Drenagem da Grota José de Alencar muda nossa vida”, afirma moradora: para Raimunda Lira, um sonho de décadas vira realidade


                                         Dona Maria Santana-(foto: Paulo Ney)

Sentada na porta de casa com um prato de comida nas mãos, hábito de anos, dona Maria Santana, 55 anos, ainda não acredita que já pode ficar ali sem sentir o mau cheiro que a incomodou ao longo 30 anos. Olhar atento e apreensivo observa o movimento das máquinas na obra que está sendo realizada na Grota José de Alencar.

A jovem senhora lembra as dificuldades que viveu desde que passou a residir às margens da Grota. “Qualquer chuvinha era sofrimento para nós, alagava tudo. Sem contar nas crianças que adoeciam por conta da água contaminada, além disso, o mau cheiro era incômodo até para dormir”.  A filha Marlene Ribeiro, 25 anos, mãe de Rafaela de apenas um aninho de idade, afirma que com o início da obra já sentiu uma grande diferença no local. “Mesmo não estando concluídas, nós já percebemos uma grande mudança. Por exemplo; agora quando chove a gente não tem mais as nossas casas alagadas”, argumenta.
                                  Obra começa a mudar a vida das pessoas (foto: Paulo Ney)

Depoimentos como os de Dona Maria e Marlene se tornaram comuns na Rua José de Alencar localizada no bairro Bom sucesso entre os bairros Boca da Mata e Santa Rita. Segundo Dona Raimunda Lira, 48 anos que também é uma das pioneiras e desde meados de 82 mora na localidade com a família, outrora esse projeto era apenas objeto de discursos políticos em véspera de eleições.
                        Operários trabalhando na galeria (foto.Paulo Ney)

 “Estávamos desacreditados, meu esposo até chegou a afirmar que vestiria saia no dia em que essa lagoa fosse ajeitada” lembra. Entre gargalhadas conta que os vizinhos já andam prevenindo o esposo. “Nossos colegas que também moram aqui dizem que se o prefeito Madeira soubesse disso, diria a meu marido para comprar o pano e encomendar a saia para uma costureira”.

“Ele olha a obra e já começa a ficar preocupado, com a saia” comenta seu José, se achegando para a coversa com um sorriso de orelha a orelha. “Mas o bom mesmo é a vizinha dali da frente, ela disse que vestiria um biquine minúsculo caso essa grota uma dia fosse arrumada” acrescenta Dona Raimunda.  “Não sei qual das duas loucuras é pior de se cumprir”, sorrir. 

Para o secretário municipal de infraestrutura, Roberto Alencar, o investimento muda a realidade das pessoas que residem na localidade. “Essa obra traz melhorias não só aos aspectos urbanísticos, mas também influência direta na melhoria da qualidade de vida dos moradores próximos à grota”.

Obra

                                 Madeira em visita á obra (Foto: Sidney Rodrigues)

Iniciada em setembro de 2012, a obra da Grota José de Alencar é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Imperatriz e o Governo do Estado. O investimento total é de $ 2 milhões, segundo o secretário, a drenagem da área será concluída até 31 de março e a pavimentação será feita a partir de maio.

O líder comunitário Pedro Ambrósio, lembra a primeira vez que levou o prefeito Sebastião Madeira, ao bairro para lhe mostrar a situação da grota e das famílias que ali residem. “Madeira era deputado Federal e eu era adversário dele, mesmo assim nunca duvidei que ele corresse atrás para resolver essa situação”.
                                 Pedro Ambrósio, líder comunitário (foto: Sidney Rodrigues)

Ambrósio conta que tanto Madeira quanto os então deputados Carlos Brandão, Pedro Fernandes e Domingos Dutra, ainda fizeram indicações ao Orçamento Geral da União, mas o Governo Federal na época não liberou os recursos.

Em uma das visitas ao local, Madeira ressaltou que depois dessas negativas de recursos federais passou a buscar alternativas perante o Governo do Estado. O projeto ganhou a adesão do então candidato a deputado estadual Daniel Macedo, filho do secretário de Estado Sergio Macedo, e depois da Câmara Municipal que chegou a enviar um documento para a Governadora Roseana Sarney pondo a obra como prioritária para a cidade. “Assim foi feito! Graças a essa parceria com o Governo do Estado, a realidade de todo um bairro começa a ser mudada” afirmou.
                        (foto: Sidney Rodrigues)

Em relação à pavimentação dos arredores da grota, Madeira garante que mesmo não estando incluído no convênio, a prefeitura vai pavimentar também todos os “pedaços de rua”. “Na verdade o nosso grande projeto é o de deixar a prefeitura com toda a região do bairro Santa Rita asfaltada”. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...