4/05/2013

Mais de 11 mil toneladas de feijão serão distribuídas na Região Tocantina



O numero de beneficiados em Imperatriz saltou de 122 para 1.400 produtores nos últimos quatro anos

Os Produtores da agricultura familiar da região tocantina vão receber 11,5 toneladas de sementes de feijão. 

Desse total, em média seis serão destinadas aos produtores do município de Imperatriz. O benefício é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e faz parte da parceria entre o governo do Estado e as prefeituras da região.

Além de estimular a agricultura familiar, esse beneficio visa auxiliar os pequenos produtores na compra de sementes selecionadas.  Para o agricultor Raimundo Silva, que desde 2009 está incluso no programa, o resultado desse incentivo além de servir para o consumo da família, também possibilita o ingresso no mercado local. 

“Desde que comecei a cultivar com a ajuda desse programa minha renda melhorou. Hoje tenho um ponto na feira do mercadinho e também consegui montar meu próprio sacolão de verduras”.

Segundo o Secretário Adjunto da Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) em Imperatriz, Hélio Gregório Fraga, no ano de 2009 o município tinha apenas 122 produtores aptos a receber este tipo de benefício. Hoje, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), este número chegou a mais de 1.400 produtores.

Ele explica que esse auxilio beneficia produtores que não têm condições financeiras para comprar sementes aptas para plantio. Ressalta também, que para ser este beneficiado é necessário que o produtor tenha a Declaração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). E reforça que é preciso ser cadastrado em uma associação de produtores rurais.

Héllio garante a SEAAP auxilia aos pequenos produtores vai desde o processo de preparação do solo até a colheita “Nós fazemos vistorias à área para verificar se a quantidade de sementes solicitada é suficiente para o local. Após isso disponibilizamos tratores e equipamentos para preparar o solo. E em seguida a semente de feijão é encaminhada para as associações para serem entregues aos produtores. Além disso oferecemos apoio na colheita”, finalizou. (Eva Fernandes)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...