8/26/2013

SAMU de Imperatriz atende mais de 30 municípios da região e se torna referência no Maranhão





Qualificado pelo Ministério da Saúde, município vai receber mais dez novas ambulâncias.

Técnicos do Ministério da Saúde (MS) visitaram essa semana as avançadas e modernas instalações do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) em Imperatriz e avaliaram como positiva a estrutura atual. Segundo o coordenador do órgão, Danylo Bílio, a visita dos representantes do MS teve o objetivo de certificar o trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão do prefeito Sebastião Madeira e para incentivar os investimentos em melhorias no atendimento por parte da secretária de saúde Conceição Madeira.


Para o MS, o município de Imperatriz hoje é a referencia do Maranhão, superando inclusive a capital do Estado que ainda não conta com serviço regular de atendimento Móvel de Urgência. A Central de Regulação em Imperatriz foi adaptada para trabalhar 24h com seis telefonistas assistentes, um rádio operador, e dois médicos regulares. O atendimento é oferecido a 33 cidades da região por meio de 10 equipes, sendo sete de suporte básico, duas de suporte avançado e uma motolância.
           
“Imperatriz hoje é um município qualificado nessa modalidade de atendimento, avançamos bastante, e isso é fruto do empenho do prefeito Sebastião Madeira e das condições que nos foram dadas pela secretária de saúde. Estamos dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, cumprimos todas as metas e exigências, e é por isso que somos referência no Estado” explica Danylo, esclarecendo que o SAMU atende cerca de cinco mil chamadas por dia entre trotes e ocorrências; Sendo em média 30 acidentes diários e 60 ocorrências diversas e 30 transferências de UTI’s.

O coordenador explica que houve grandes avanços no atendimento, dentre eles a otimização na agilidade do deslocamento da base até o pedido de socorro: “O nosso tempo resposta de ocorrências que era de 10 minutos, reduziu para seis, e a previsão é que com os novos investimentos esse tempo seja reduzido para 4 minutos”, comemorou Danilo informando que o município vai receber nos próximos dias mais 10 veículos para Atendimento Móvel de Urgência, sendo 09 furgões e uma caminhonete 4 x 4 para atender a zona rural que até então vinha sendo coberta com dificuldades.

O prefeito Sebastião Madeira, comemorou mais esse resultado positivo na área da saúde e disse que recebeu a informação com muita satisfação pois tem trabalhado de forma intensiva no sentido de melhorar esse tipo de atendimento em Imperatriz. “Fico feliz porque agora vamos ganhar mais ambulância e uma camionete 4 x 4, que vai poder atender com rapidez a zona rural”, exaltou Madeira.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...