11/21/2013

Imperatriz recebe hoje Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer


Ministro da Saúde desembarcou ontem em Imperatriz para participar da entrega do ônibus doado pela Fundação Vale.

A Fundação Vale, em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Fundação Pio XII (Hospital de Barretos) e Governo do Estado do Maranhão, entrega hoje (21), à população imperatrizense a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer. A solenidade, marcada para as 09 horas, será realizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Além do prefeito Sebastião Madeira e autoridades locais, o evento contará com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente da Vale, Murilo Ferreira, e do deputado Federal Chiquinho Escórcio.

Fruto de investimento na ordem de R$ 2,3 milhões por parte da Fundação Vale, a Unidade foi instalada em um ônibus totalmente equipado para a realização de até 190 exames diários e cerca de 40 cirurgias. Imperatriz e São Luis são os únicos dois centros oncológicos que ofertam atendimento via SUS no Maranhão.

A Unidade Móvel será credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde e realizará exames de prevenção do câncer de mama, com mamógrafo digital de última geração e capacidade para até 50 exames por dia; contará com uma Sala de Prevenção de câncer de colo de útero (Papanicolau, preventivo) com capacidade para 100 exames diários; Sala de Urologia (prevenção do câncer de próstata), com capacidade para 40 exames diários; Centro Cirúrgico para cirurgia de câncer de pele como capacidade para até 15 cirurgias ao dia.

A estrutura estará disponível para atendimentos à população já a partir da próxima segunda-feira (25). A circulação do ônibus será gerenciada pela Prefeitura de Imperatriz e percorrerá todos os bairros da cidade e na zona rural, priorizando as áreas mais carentes onde as pessoas enfrentam mais dificuldade no acesso aos serviços de saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e tratamento do câncer.

Integram a equipe a Unidade motorista, técnicos de Radiologia, técnicos de Enfermagem, auxiliar de escritório, controlador de dados, enfermeira e médicos.

Para Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer que está sendo entregue à população deve desempenhar um papel fundamental na prevenção e no tratamento das doenças oncológicas no Estado do Maranhão. "Nossa expectativa é que a Unidade possa prestar serviços de qualidade nesta área, especialmente para uma população que tradicionalmente enfrenta grandes dificuldades no acesso a este tipo de serviço localmente".


A doação da unidade oncológica tem sido comemorada pelo prefeito Sebastião e toda a equipe que compõe o sistema municipal de saúde, liderada pela Secretária Conceição Madeira. “Este ônibus é um reforço essencial para ampliar as ações da Saúde em Imperatriz. Temos sim feito muito para garantir o atendimento à grande demanda que nosso município recebe, mas sem o apoio de instituições como a Vale, a Fundação Pio XII e de autoridades como o deputado Chiquinho Escorcio, que não mede esforços para alocar recursos destinados à saúde, seria mais difícil e também a atenção do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha,”, ressaltou o prefeito.

Conceição Madeira ressalta que a unidade ampliará o atendimento numa área carente da saúde na cidade, a prevenção. “A maior vantagem, além da tecnologia e da qualificação profissional, é do atendimento acontecer de forma itinerante e ir até o paciente. Nosso sentimento é de agradecimento e de renovação de forças para buscar cada vez mais melhorias para a população que servimos”.

[ASCOM]