12/04/2013

Madeira destaca trabalho do Governo do Estado na saúde pública em Imperatriz


Prefeito, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; deputados Dr. Pádua e Antônio Pereira, e os vereadores Fátima Avelino e Richard Silva visitou unidades de saúde na cidade

O prefeito Sebastião Madeira, acompanhado do subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, os deputados estaduais Dr. Pádua (PRB) e Antônio Pereira (DEM), e os vereadores Fátima Avelino (PMDB) e Richard Silva (DEM), visitou no último sábado (30 de novembro) a estrutura de saúde mantida pelo Governo do Estado, em Imperatriz.

Durante a visita, Madeira ressaltou que a estrutura de saúde do Governo do Estado, em Imperatriz, tem sido um ‘braço forte’ na luta pelo atendimento à demanda por serviços de urgência, emergência e tratamento médico que a cidade recebe. “É importante essa visita para que todos possam conhecer a estrutura de saúde do estado que funciona de maneira eficaz, mas que ainda é desconhecida de grande parte da cidade”, avalia.

Em visita ao HRMI, o prefeito Madeira e o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, disseram que foi nesta unidade de saúde que a governadora Roseana Sarney implantou às UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, que junto com as UTI dos hospitais Socorrão e Infantil, ajudam a debelar o problema crônico de UTI neonatal em Imperatriz.

Ele fez questão de ressaltar que “essa estrutura do governo estadual inaugura uma nova era da saúde pública, em Imperatriz”. Para ele, “não é falácia as inúmeras declarações da governadora Roseana Sarney que o Governo do Maranhão desenvolve o maior programa de saúde pública do Brasil”.
“A prova disso são os inúmeros hospitais de 20 leitos inaugurados e os serviços que estão sendo implantados e oferecidos à comunidade de Imperatriz e dos municípios da região Tocantina”, reconhece o prefeito Madeira.

Madeira lembra ainda que Imperatriz disporá de um hospital de 100 leitos que está sendo construído pelo governo estadual na margem da rodovia Pedro Neiva de Santana. “É mais uma grande conquista para o setor da saúde, assim como a manutenção do serviço de Quimioterapia que funciona nas dependências do hospital São Rafael”, completa.

Também é comemorada a realização do primeiro transplante renal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizado no Hospital Santa Mônica, em Imperatriz, bem como a aprovação dos serviços de radioterapia e quimioterapia no Hospital Municipal de Imperatriz, diminuindo o sofrimento dos pacientes de câncer.

Na ocasião, o deputado Dr. Pádua observou que “a estrutura do governo estadual não é nada pequena em Imperatriz”. “O estado investe aproximadamente R$ 8 milhões por mês na área da saúde pública”, frisou.

Ele enfatiza a importância das unidades de saúde, como por exemplo, o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), classificado como “Hospital Amigo da Criança” e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada na Avenida Bernardo Sayão, considerada modelo em atendimento e eficácia.

Já o deputado estadual Antônio Pereira (DEM) destacou “essas ações mostram o compromisso do Governo do Estado com Imperatriz e os municípios da região tocantina”.

O prefeito encerrou o roteiro de visitas observando que o Município ainda abriga muitas carências, mas que essas carências nas áreas da saúde e da infraestrutura estão sendo reduzidas com o novo olhar que o Governo do Estado lança sobre Imperatriz e a região tocantina.