1/27/2014

Pavimentação de ruas beneficia bairros e propicia mobilidade urbana


Com recursos próprios e em parceria com os governos Federal e Estadual Prefeitura mantém programa de obras.
Ao raiar do dia, José Ribamar (55) se apronta para o trabalho. Há mais de seis anos é vendedor de lanche no bairro Maranhão Novo próximo a BR 010. Enquanto prepara a bicicleta onde transporta os lanches, o jovem senhor, que reside no bairro Parque Alvorada, relembra as dificuldades que enfrentava no trânsito no deslocamento para o trabalho, antes das melhorias realizadas ali pela Prefeitura.

“Sem pavimentação era muito difícil. Muita poeira. Os carros desviavam dos buracos e quase nos atingiam. Agora melhorou temos iluminação pública mais facilidade para transitar” disse o ambulante para logo em seguida acrescentar “posso garantir que a abertura e pavimentação das novas vias melhoraram bastante o trânsito nessa região. As obras ainda não chegaram ao meu bairro, mas nesse ritmo de trabalho não tenho duvida de  que logo as máquinas também chegarão  por lá” asseverou.

Desde o ano passado a prefeitura trabalha na pavimentação do bairro Maranhão Novo, um dos mais antigos da cidade e cujas ruas dão acesso à BR 010.  O benefício era esperado há 30 anos. O bairro recebeu obras de drenagem, pavimentação, meio fio e iluminação pública. Nessa segunda fase, iniciada este mês, estão  sendo colocados meio fio e sarjeta; na semana passada foi concluída a pavimentação da Rua Eduardo Gomes.
De acordo com o secretário de infraestrutura Roberto Vasconcellos Alencar, cerca de 70% do bairro já foi pavimentado e que a ação ali realizada é fruto de um convênio com o governo federal.  “Depois de drenar as áreas mais baixas, estamos trabalhando na pavimentação de todas as ruas do bairro Maranhão Novo com previsão de conclusão até o final do ano”.

Benefícios- As melhorias  realizadas no Maranhão Novo já estão facilitando a vida de estudantes e moradores é o que atesta  Leonardo Lima aluno do curso Engenharia Civil. “Trafegar nas ruas Eduardo Gomes, Bom Jesus e Dom Cesário já não é mais a mesma coisa. O Jovem conta que antes das obras, era difícil trafegar no bairro. Principalmente nas vias que davam acesso a BR 010. Entretanto após a abertura e pavimentação de novas vias que interligam o bairro à BR facilitou o tráfego.  “Após as melhorias na infraestrutura do bairro, tivemos melhorias também na segurança do loca com  iluminação pública e sinalização, fatores essenciais para locais que tem um potencial tão expressivo como o bairro Maranhão Novo”.
O secretário garante que as novas ruas têm facilitado o tráfego em Imperatriz. “Quem sair da rua XV de Novembro chegará até a BR-010 somente em uma mão, pegando a Santa Tereza, entrando na Rua Sergipe, e logo, cem metros depois entrará na Dom Cesário chegando à BR-010”.

“Hoje, ainda não estamos com cem por cento das ruas asfaltadas, mas o que temos faz diferença em nossa qualidade de vida”. É o que relata a aposentada Josefa da Conceição (65). “A poeira era uma das principais causas de doenças na localidade. Em época de verão sempre tinha crises de pneumonia. Mas agora, garanto que minha vida já não é mais a mesma”.
Obras

Para melhor o trânsito a Prefeitura  tem priorizado os serviços de recuperação, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas consideradas prioritárias por serem corredores que ligam extensas concentrações populacionais como a Vila Nova que liga ao Grande Cafeteira, Vila Lobão e outros importantes bairros ligados à Avenida Pedro Neiva de Santana foram realizados foram realizados em 2013.

Obras de pavimentação foram feitas em vários pontos da cidade, como nas ruas Fernão Dias, no Brasil Novo, Anhanguera, Retângulo, Escalano e Planalto, na região do Brasil Novo, nas proximidades da Rua Aimorés; Rua 10, na Vila Redenção; XV de Novembro, “Quinta do Jacob” e “antigo Buraco Fundo” e a Nova Imperatriz estão totalmente asfaltadas. Também receberam obras de pavimentação e drenagem a rua “H”, no bairro Novo Horizonte; rua 9, entre Dom Pedro I e D. Pedro II, no Parque do Buriti, e a rua Perimetral, no Parque do Buriti; Rua Aimorés, no Parque das Estrelas, construção de uma passagem molhada no cruzamento das ruas Grande e Paulo Afonso, na grande Vila Nova.
A drenagem de diversos pontos da cidade pôs fim ao problema dos alagamentos em períodos chuvosos. Vários bairros da cidade receberam obras de drenagem profunda como o cruzamento da Rua Dom Pedro I com a Rua 9, no Bairro Bacuri; Rua Itaquatiara no Bairro Brasil Novo que recebeu 268 metros de manilhas até o Riacho Bacuri; Avenida Itaipu, próximo a rua da Lua, que beneficiam moradores da Vila Fiquene, do Parque Airton Senna e da Vila Independente; cruzamento da Rua Dom Pedro II com a Rua Perimetral, no bairro Bacuri.
Também foi realizada a drenagem profunda do bairro Santa Inês, na região do grande Santa Rita que recebeu pavimentação de dois quilômetros de ruas, construção de meios-fios e sarjetas, além da implantação da sinalização de trânsito das vias. A Rua Monte Castelo, no Jardim São Luís, foi beneficiada com drenagem profunda, pavimentação asfáltica, meios-fios e sarjetas.

Eva Fernandes/ASCOM