4/01/2014

Em evento sobre os 50 anos do Golpe Militar, ex-vice -governador do Maranhão diz que onda de Violência é culpa da imprensa.

O ex-vice-governador do Maranhão Joaquim Washington de Oliveira foi um  dos debatedores do evento “ 50 anos do golpe militar: uma análise histórica” promovido na noite dessa segunda-feira (31) no auditório Jorge Mendes, pela Unisulma.  O outro debatedor  foi o juiz de direito Marlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.

Durante o evento, ao ser provocado pelo jornalista  Raimundo Primeiro sobre o papel da imprensa o ex-vice-governador,  além de defender  o controle dos veículos de comunicação,   disse não ser justo que “ cinco famílias “ comande hoje os chamados grandes veículos de comunicação no Brasil.

Washington  foi mais longe ao sustentar que a imprensa,  e segundo ele, principalmente a Rede Globo, é a grande culpada pela onda de violência que toma conta do País. Para ele  a  emissora dos Marinho  exerce  um  papel muito pesado,  não é justa,  por às vezes não permitir o contraditório.

O juiz Marlon Reis não concordou com o ex-vice-governador na parte de atribuir à imprensa o recrudescimento da violência no País.   Para ele mesmo com toda influência a chamada grande mídia não tem  mais todos  esse poder , e isso deve-se, comentou o magistrado,  ao crescimento  das chamadas mídias alternativas, como por exemplo as redes sociais.

DEBATES

Os “ 50 anos do golpe militar: uma análise histórica foi aberto pelo coordenadores  cientifico  do evento Lula Almeida, Dimas Salustiano e teve como finalidade  refletir sobre os aspectos  políticos do golpe que derrubou o governo do então presidente João Goulart  e instaurou o regime  militar em 1964.

                                              Lula Almeida e Dimas Salustiano 


FRASES:

Washington Oliveira.  



“ Esse é  um fato histórico que não pode cair no esquecimento. Ainda há muito a ser esclarecido”  

“Estaria sendo recriado um ambiente para um novo golpe?

“Precisamos construir as condições  para   uma  sociedade avançada  e mais democrática,  sem ditadura”  

“A culpa da violência no Brasil é da Imprensa, principalmente da Rede Globo”

Marlon Reis.

“ Por menos do que eu hoje faço, muitos no passado,  perderam a vida e  foram barbarizados nos quartéis por pensar diferente”

“A Ditadura foi um tempo de silêncio”

“O maior antidoto para combater a corrupção  é muita democracia. Corrupção se combate com transparência”

“Não há base constitucional para outra ordem que não seja a Democracia”


Sobre os  debatedores

Joaquim Washington Luiz de Oliveira 

Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Deputado Federal (2003 - 2007); Assessor Especial da Secretaria - Geral da Presidência da República (2008-2009); Deputado Federal (2009-2011); Vice-Governador do Estado do Maranhão (2011-2013). 

Márlon Jacinto Reis 

Juiz de Direito no Maranhão; membro de fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; fundador e presidente da Abramppe - Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais; um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012). 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...