Com
apresentação de trabalhos, na organização ou como ouvintes diversos profissionais
da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) participaram durante todo o dia de
ontem (08) de um seminário sobre Trabalho e Humanização realizado no auditório
da SEMUS. Na abertura do evento, Arnaldo Alencar, secretário Adjunto de Saúde,
representando a titular da pasta, Conceição Madeira (que estava em uma reunião
em São Luis), falou sobre a importância de se trabalhar a humanização do
atendimento dentro do Sistema Público de Saúde.
“Você
tem que tratar bem seu paciente, porque enquanto servidor público você não faz
nenhum favor em tratar bem seu paciente, muito pelo contrário, estaremos
cumprindo com uma obrigação. E quando tratamos bem as pessoas estamos tratando
as com respeito, afeto e dignidade, fazendo a pessoa se sentir gente, se sentir
humana; e este é o grande desafio do SUS ao longo desses dez anos de
implantação da Política Nacional de Humanização (PNH)”, frisou Arnaldo Alencar.
A
programação contou com apresentações e plenária interativa. Marcos Pacheco,
Mestre e Doutor em Políticas públicas pela Universidade Federal do Maranhão ministrou
uma palestra com o tema: “A Retrospectiva Histórica do SUS a partir do
trabalhador da saúde pública”. E Áurea Giana Azevedo, professora do curso de
Medicina da UFMA e Psicóloga do Trabalho do CEREST falou sobre “Trabalhador do
SUS e os Cuidados com a Saúde”.
Para
Marluce Coutinho, nutricionista do
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS/IJ) participar do
seminário representa crescimento pessoal e profissional. “Nossa participação aqui nos possibilita
ampliar nossas mentes quanto ao que podemos fazer e melhorar dentro da nossa
área de atuação, pois as temáticas discutidas nos qualificam enquanto
profissionais fazendo com que nós melhoremos nossas relações no dia a dia de
trabalho”, ressaltou.
Luciana
Abreu, consultora da PNH do Ministério da Saúde, moderadora das atividades
informa que a realização do evento em Imperatriz veio para discutir a situação
atual do processo de implantação da humanização no atendimento prestado pelo
município e apontar soluções para efetivação desta política. “Trabalhador,
gestor e usuários pensando e fazendo juntos se faz uma saúde melhor. E é nestas
programações que estreitamos os relacionamentos com as entidades e atores que
estão diretamente envolvidos com a saúde pública”, afirmou.
Maria Almeida - ASCOM